A educação não escolar no currículo da pedagogia

Achados do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37042

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Educação não escolar, Formação do pedagogo, Currículo

Resumo

A abordagem da educação não escolar nos currículos de formação de pedagogos é o tema central que nos guia neste texto. Apresentamos os resultados de pesquisa bibliográfica consolidada em estado do conhecimento, tendo em vista a temática fulcral e o interstício de dez anos da publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia (2006 a 2016). No percurso metodológico, analisamos as produções acadêmicas registradas nesse período na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses, na rede Scielo e nos eventos científicos nacionais da área de educação (ENDIPE, Colóquio sobre questões curriculares e ANPEd). Os achados mostram que a temática da educação não escolar está presente no cenário acadêmico da educação. Todavia, exíguas são as pesquisas sobre o objeto em foco, o que nos permitiu vislumbrar caminhos para futuras investigações. Por fim, todo o trabalho empreendido ratificou a relevância do estado do conhecimento como etapa inicial das pesquisas científicas em educação.

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Biografia do Autor

Mariana Aparecida Serejo de Souza, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Doutorado em andamento em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil. Servidora do Supremo Tribunal Federal.

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

de Souza, M. A. S. (2021). A educação não escolar no currículo da pedagogia: Achados do estado do conhecimento. Educação Por Escrito, 12(1), e37042. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37042

Edição

Seção

Artigos