A educação não escolar no currículo da pedagogia
Achados do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37042Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Educação não escolar, Formação do pedagogo, CurrículoResumo
A abordagem da educação não escolar nos currículos de formação de pedagogos é o tema central que nos guia neste texto. Apresentamos os resultados de pesquisa bibliográfica consolidada em estado do conhecimento, tendo em vista a temática fulcral e o interstício de dez anos da publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia (2006 a 2016). No percurso metodológico, analisamos as produções acadêmicas registradas nesse período na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses, na rede Scielo e nos eventos científicos nacionais da área de educação (ENDIPE, Colóquio sobre questões curriculares e ANPEd). Os achados mostram que a temática da educação não escolar está presente no cenário acadêmico da educação. Todavia, exíguas são as pesquisas sobre o objeto em foco, o que nos permitiu vislumbrar caminhos para futuras investigações. Por fim, todo o trabalho empreendido ratificou a relevância do estado do conhecimento como etapa inicial das pesquisas científicas em educação.
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