Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura

Palavras-chave: Relação professor-estudante. Pedagogia universitária. Adaptação do estudante

Resumo

O artigo busca discutir questões acerca da relação professor-estudante e a sua relevância para a adaptação e desenvolvimento acadêmico. Trata-se de uma revisão de literatura nos bancos de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível superior; de Periódicos Eletrônicos de Psicologia; e  da Scientific Eletronic Library Online, no período de 2010 a 2018, a partir dos descritores “relação professor-aluno”, “professor-estudante” e “afetividade no ensino superior”. O objetivo consistiu em compreender como acontece a relação professor-estudante e a importância desta no processo de adaptação e desenvolvimento do universitário. Os resultados revelaram que a relação professor-estudante precisa ser construída com base no diálogo, na troca de experiências, na afetividade e, também, que uma boa relação entre professor e estudante pode ser útil como fator protetor para os discentes que apresentam dificuldades na aprendizagem, bem como motivadora para aqueles que não apresentam tais dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra de Santana Soares Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, Feira de Santana, BA).

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA.
Professora plena do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, Feira de Santana, BA, Brasil) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS.

Referências

ALMEIDA, Edilene Freitas Silva De. Relação professor-aluno na formação inicial docente: representações sociais construídas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.

ANUNCIAÇÃO, Luísa da; ANTÓNIO, David; MANUEL, Janice Alexandra da Costa. Importância da Relação Professor – Aluno na Educação Superior. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE, 11., 2015, Prado velho. Anais… Prado velho: 2015. P. 1-10.

AROEIRA, Kalline Pereira; MERLO, Francyne Wolkartte. Relação professor e aluno no ensino superior: reflexões no contexto de formação de professores de Educação Física. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, Campinas, 2012.

AZEVEDO, Rayanne Linhares. De quem é a Universidade? Um estudo sobre a relação de poder na interação aluno-professor. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. (2012). Mercado de trabalho, desempenho acadêmico e o impacto sobre a satisfação universitária. Revista de Ciências Humanas, 40, 183-198.

BARROS, Flávia Regina. Impactos afetivos das práticas pedagógicas no ensino superior: o olhar dos alunos. 2017. 278f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2017.

BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

CAVACA, Aline Guio et al . A relação professor-aluno no ensino da Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 8, n. 2, p. 305-318, Oct. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200008&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Jan. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462010000200008.

COSSO, Esther. Representações sociais de professores e alunos do ensino superior sobre relação professor e aluno. 2017. 89f. Tese ( Doutorado em Psicologia Educacional) Centro Universitário Fieo, Osasco, 2017.

CURY, Daniel Gonçalves. A Relação entre Professor e Aluno no Ensino Superior Vista por Meio da Reprovação. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17º ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

Guimarães, L. A. C., Gaudêncio, C. A., Andrade, J. M. A., Sá, L. A., Palhano, D. P., Dias, C. S. S., . . . Vieira, A. M. S. (2011, Novembro). Relação entre dados sociodemográficos e vivências acadêmicas: Aspectos psicossociais. Trabalho apresentado no Décimo Sexto Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, Recife, PE. Resumo recuperado de http://www.encontro2011.abrapso.org.br/site/textoscompletos

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. 2ª ed. rev. São Paulo:Summus, 2012.

MONTEIRO, S., Almeida, L. S., Cruz, J. F. A., & Vasconcelos, R. M. (2010). Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: Um estudo com alunos de engenharia. Revista Portuguesa de Educação, 23(2), 213-236.

MOTA, Clebson dos Santos Mota. A influência da relação afetiva entre professores e estudantes do curso de educação física da uefs no processo de formação acadêmica. 2017. 154f. Dissertação ( Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.

MUNIZ, Micheriângela Barroso. Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior. 2011. 67f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de et al. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicol. Esc. Educ., Ago 2014, vol.18, no.2, p.239-246. ISSN 1413-8557.

PEREIRA, ALEXANDRE BRITTO. Afetividade na relação professor-aluno: uma pesquisa bibliográfica exploratória. 2017. 144f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

PORTO, Ana Maria da Silva; SOARES, Adriana Benevides. Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento. Aná. Psicológica, Lisboa , v. 35, n. 1, p. 13-24, mar. 2017 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 maio 2019. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1170.

RIBEIRO, M. L.; JUTRAS, F.; LOUIS, R. Análise das representações sociais de afetividade na relação educativa. Psicologia da Educação, São Paulo: 20, 1 sem. de 2005, p. 1-163.

RIBEIRO, M. L. A afetividade na relação educativa. Estud. psicol. (Campinas), Set 2010, vol.27, no.3, p.403-412. ISSN 0103-166X.

SANTOS, C. P, & Soares, S. R. (2011). Aprendizagem e relação professor-aluno na universidade: Duas faces da mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, 22(49), 353-369. Recuperado de http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1641/1641.pdf.

RIOS, I.C.; SCHRAIBER, L.B. Uma relação delicada: estudo do encontro professor-aluno. Interface (Botucatu), v.15, n.36, p.39-52, 2011.

SILVA, Walkiria Carvalho Pereira da. Representações sociais de professores do ensino superior sobre relação professor-aluno: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional), Centro Universitário Fieo, Osasco, 2017.

SOUZA, Cleudinéte Ferreira dos Santos. Relação afetiva entre professora e estudantes do Ensino Superior: sentidos, desafios e possibilidades. 2016. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2016.

SOARES, Adriana Benevides et al . Relações interpessoais na universidade: o que pensam estudantes da graduação em psicologia?. Est. Inter. Psicol., Londrina , v. 7, n. 1, p. 56-76, jun. 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072016000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 março de 2019.

SOARES, Adriana Benevides; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Aná. Psicológica, Lisboa , v. 33, n. 2, p. 139-151, jun. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000200001&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 07 fevereiro 2019. http://dx.doi.org/10.14417/ap.911.

SÔNEGO, Aline. Os desafios da universidade no século XXI e algumas reflexões sobre a posição docente frente a este processo. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 1, n. 1, p. 30-35, 2015. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/822 > Acesso em: 23 de abril.

VENTURA, Maria Clara Amado Apóstolo et al . O bom professor: opinião dos estudantes. Rev. Enf. Ref., Coimbra, v. serIII, n. 5, p. 95-102, dez. 2011 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000300010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 07 março 2019.

VERAS, Renata da Silva; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista (em linea) 2010, (setembro – dezembro). Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155018477015> Acesso em: 7 de maio de 2019.

Publicado
2020-01-20
Como Citar
Soares Silva, A. de S., & Ribeiro, M. L. (2020). Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura. Educação Por Escrito, 11(1), e34309. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.34309
Seção
Artigos