A experimentação na perspectiva de professores de Química da rede pública estadual de Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33345

Palavras-chave:

atividades experimentais, ensino de Química, ensino médio

Resumo

Esta pesquisa investigou como a trajetória dos professores de Química do ensino médio de escolas públicas estaduais de Porto Alegre favoreceu a apropriação e o desenvolvimento de atividades experimentais em sua prática docente. Apuraram-se suas concepções a respeito das contribuições da realização dessas atividades no ensino de Química. Definida como um estudo de caso, seu corpus de análise construiu-se pelas transcrições das entrevistas. Na interpretação dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva (ATD) e emergiram tais categorias: “a apropriação das atividades experimentais em suas trajetórias docentes”, “concepções docentes acerca da realização de atividades experimentais” e “a motivação para realização de atividades experimentais diante do cenário atual de ensino”. As concepções para o desenvolvimento dessas atividades foram: aulas diferenciadas, receptividade e motivação dos alunos, instigação à curiosidade, auxílio na compreensão dos conceitos abstratos, respaldo da teoria e contribuição na aprendizagem e sua aplicabilidade no cotidiano. Os docentes se apropriaram dessas concepções durante sua formação escolar e por influência de colegas reiterando o uso dessas atividades a fim de manter compromisso com a docência, o aluno e com uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Lúcia Maria de Araujo Quevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em Porto Alegre, RS.

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, RS.

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em Porto Alegre, RS.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil). Professora em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em Porto Alegre, RS.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

Quevedo, L. M. de A., & Zucolotto, A. M. (2020). A experimentação na perspectiva de professores de Química da rede pública estadual de Porto Alegre. Educação Por Escrito, 11(1), e33345. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33345

Edição

Seção

Artigos