Projetos de Aprendizagem na Perspectiva do Hibridismo e da Multimodalidade no Contexto da Pedagogia PARFOR: Engajar para Aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31569

Palavras-chave:

Parfor. Pedagogia. Projetos de aprendizagem. Hibridismo. Multimodalidade.

Resumo

É comum, quando ministro atividades acadêmicas que abordam as tecnologias digitais, que as alunas inicialmente trazem no discurso: “isto não dá pra fazer”, “na escola não tem equipamento”, “o laboratório não pode ser usado”, etc. Isto evidencia que, muitas vezes, há uma resistência em repensar suas práticas e adotar novas formas de ensinar, considerando o sujeito da aprendizagem que está na sala de aula. O problema de pesquisa é compreender de que forma as alunas do curso de Pedagogia PARFOR se apropriam das tecnologias digitais por meio do engajamento e do desenvolvimento de projetos de aprendizagem na perspectiva do hibridismo e da multimodalidade proporcionando a reinvenção da sua prática docente? Para responder tal questão, a metodologia configura-se como qualitativa, de natureza aplicada e realizará uma análise textual discursiva (MORAES, 2003) das produções das alunas nas atividades realizadas ao longo do semestre. Como principais resultados, os dados evidenciaram uma boa compreensão e um forte engajamento das alunas no que se refere à metodologia de projetos de aprendizagem e, com isso, a superação da resistência em relação às tecnologias digitais inovando nas práticas pedagógicas considerando o hibridismo e a multimodalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACKES, L.; SCHLEMMER, E. Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 13, n. 38, jan./abr. 2013, p. 243-266.

DI FELICE, M. Redes Sociais Digitais, epistemologias reticulares e a crise do antropomorfismo social. Revista USP, v. 22, p. 06-19, 2012a.

DI FELICE, M. ; TORRES, J. C. ; YANAZE, L. K. H. . Redes digitais e sustentabilidade - as interações com o meio ambiente na era da informação. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2012b. v. 1.

FAGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Projeto? O que é? Como se faz? In: ____. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília, MEC, 1999. Disponível em: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/textos.html (até a página 26)

LATOUR, B. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. Rio de Janeiro: Editora 34, 2016.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

LEMOS, A. O que é Cibercultura. 2010. (5 min 54 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hCFXsKeIs0w>. Acesso em: 23 mai. 2016.

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 26.

Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v.9, n. 2, p.191-211, 2003.

SCHLEMMER, E. Mídia social em contexto de hibridismo e multimodalidade: o percurso da experiência na formação de mestres e doutores. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 15, n. 45, maio/ago. 2015, p. 399-421.

SILVA, E.L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Locatelli, E. L. (2019). Projetos de Aprendizagem na Perspectiva do Hibridismo e da Multimodalidade no Contexto da Pedagogia PARFOR: Engajar para Aprender. Educação Por Escrito, 10(1), e31569. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31569

Edição

Seção

Artigos