O cálculo de diagonais no Ensino Fundamental por meio da investigação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31551

Palavras-chave:

Polígonos, Diagonais, Investigação Matemática, Anos Iniciais, Formação Continuada

Resumo

O ensino da Matemática nas escolas comumente vem se apresentando de forma fragmentada e mecânica, numa reprodução de fórmulas, colocando o aluno numa condição passiva e pouco reflexiva. Assim, neste artigo, são narrados resultados decorrentes das atividades de Investigação Matemática envolvendo o cálculo de diagonais. Estas foram desenvolvidas com um grupo de docentes dos Anos Iniciais e de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas parceiras de um município da Região do Vale do Taquari no Rio Grande do Sul. O intuito das atividades foi buscar formas desafiadoras para trabalhar matemática em sala de aula, onde o professor atuasse como articulador dos processos de ensino e aprendizagem, e o aluno, como protagonista na produção do seu conhecimento. A coleta de dados ocorreu por meio do uso de gravações, observações dos pesquisadores, além das resoluções apresentadas nas atividades escritas. Constatou-se que as atividades propostas favoreceram os debates e a construção conjunta de conjecturas diversas, que foram testadas, comprovadas e socializadas no grande grupo, rompendo com concepções de certo e errado. Os dados apontaram dificuldades e desconforto de alguns docentes pela maneira, aberta e criativa, da proposta investigativa. Em síntese, percebeu-se que as atividades investigativas exploradas serviram para repensar e intensificar o ensino da Matemática, em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS.

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2009); Professor Titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Sabrina Monteiro, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS.

Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari Univates. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari Univates, contemplada com Taxa PROSUC/CAPES

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS.

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e no Programa em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq.

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS.

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (CNPq/Univates). Também atua, como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pós-graduação em Ensino da Instituição, coordenando este último.

Marisa Cristina Gorgen, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS.

Possui graduação em Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2005). Atualmente é professora - Secretaria Estadual de Educação (RS) e professora da Prefeitura Municipal de Estrela. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, modelagem matemática, ciências e matemática, modelagem matemática e docência compartilhada.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile: Editora UNIVILLE, 2004.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. A investigação qualitativa em educação. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular - Brasília: MEC, 2017.

CIVIERO, P. A.; SANTANA, M. F. Roteiros de Aprendizagem a partir da Transposição Didática Reflexiva. Bolema, Rio Claro (SP), v.27, n.46, p. 681-696, ago. 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 1992.

MANRIQUE, Ana Lúcia. Processo de formação de professores em Geometria: mudanças em concepções e práticas. 2003. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) PUC/ SP, São Paulo.

NACARATO, Adair Mendes. A geometria no ensino fundamental: fundamentos e perspectivas de incorporação no currículo das séries iniciais. In: SISTO, Fermino Fernandes. et al. Cotidiano escolar: questões de leitura, matemática e aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 84-99.

PASSOS, Cármen Lúcia. Representações, Interpretações e Prática Pedagógica: a Geometria na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação Matemática) UNICAMP, Campinas.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké, Campinas, Ano 1, n. 1, p. 7-17, março. 1993.

PONTE, João P. da.; BRANCO, Neusa.; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção-Geral-de Inovação e de Desenvolvimento Curricular - DGIDC, 2009.

Disponível em:

<http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/textos/003_Brochura_Algebra_NPMEB_(Set2009).p df> Acesso em: 05 dez. 2017.

PONTE, P. João; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigação matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SKOVSMOVE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução Orlando Andrade Figueiredo e Jonei Crequeira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Rehfeldt, M. J. H., Monteiro, S., Quartieri, M. T., Giongo, I. M., & Gorgen, M. C. (2019). O cálculo de diagonais no Ensino Fundamental por meio da investigação matemática. Educação Por Escrito, 10(1), e31551. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31551

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)