Modelagem Matemática: uma prática realizada com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES
  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.26859

Palavras-chave:

Oficina, Anos iniciais, Modelagem matemática.

Resumo

Este relato aborda as implicações de uma oficina desenvolvida no curso de formação continuada Tendências em Educação Matemática para os Anos Iniciais, promovido com um grupo de professoras dos anos iniciais. Especificamente, a temática explorada foi a Modelagem Matemática. Essa oficina foi realizada em dois encontros de duas horas cada um, e as práticas, planejadas e aplicadas nas turmas em que as docentes atuavam. A investigação inicial apontou que elas desconheciam a Modelagem Matemática, mas, após a oficina, passaram a utilizá-la no decorrer do ano. Ademais, enfatizaram que a oficina as motivou a utilizar essa metodologia por ser capaz de desenvolver a criatividade e a criticidade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, n. 15, p. 5-23, 2001. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/modelagem_barbosa.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2016.

______. Modelagem Matemática e a perspectiva sócio-crítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2003, Santos. Anais... São Paulo: SBEM, 2003. 1 CD-ROM.

______. Mathematical modelling in classroom: a critical and discursive perspective. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, v. 38, n. 3, p. 293-301, 2006.

______. As discussões paralelas no ambiente de aprendizagem Modelagem Matemática. Acta Scientiae, v.10, n.1, p. 47-57, jan./jun. 2008.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S.; SCHIMITT, A. L. F. Mapeamento das pesquisas sobre Modelagem Matemática no cenário mundial: análise dos trabalhos apresentados no 14º Grupo de Estudo do Comitê Internacional de Educação Matemática Study Group, 14 -

ICMI. Dynamis (Blumenau), v. 13, p. 11-20, 2007.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 1998.

MACHADO JÚNIOR, A. G. Modelagem Matemática no ensino aprendizagem: ação e resultados. 2005. 132 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005. Disponível em: <http://www.ufpa.br/npadc/gemm/documentos/docs/Doc_12.pdf. Acesso em: 23 jan. 2013.

McLONE, R. R. Mathematical modelling: the art of applying mathematics, in Mathematical Modelling. London: Butterwords, 1976.

SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema, Rio Claro, ano 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Rehfeldt, M. J. H., Quartieri, M. T., & Giongo, I. M. (2017). Modelagem Matemática: uma prática realizada com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Por Escrito, 8(2), 294–303. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.26859

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)