Narrativas digitais para uma aprendizagem significativa no Ensino Superior: qual a percepção dos estudantes?

Autores

  • Ernandes Rodrigues do Nascimento Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Grupo UBEC - União Brasileira de Educação Católica http://orcid.org/0000-0003-3683-6339
  • Fábio Leandro Melo Ramos dos Anjos Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Grupo UBEC - União Brasileira de Educação Católica
  • Karla Karina Oliveira Menezes Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Grupo UBEC - União Brasileira de Educação Católica
  • Gregório Batista Lima de Oliveira Faculdade Joaquim Nabuco - Olinda

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31354

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Metodologias ativas, Percepção dos estudantes, Aprendizagem significativa e colaborativa.

Resumo

Nos últimos anos, buscando desenvolver uma educação que atenda a demanda atual do mercado profissional, muito tem se falado sobre metodologias ativas, ensino híbrido, inovação no ambiente educacional, entre outros temas que nos remetem ao processo de ensino e aprendizagem. Mas, na literatura, pouco se encontra sobre a percepção dos estudantes do ensino superior em relação ao uso das metodologias ativas no processo de ensinagem. O estudante desse nível de ensino, em sua maioria, trabalha em parte do dia, cuida da família em outro momento e estuda em determinado turno, possuindo dezenas de ocupações e escassez de tempo. Para ele, deve-se maximizar sua aprendizagem no menor tempo possível, mesclando atividades presenciais e virtuais, mas evitando deixar excesso de atribuições acadêmicas fora do ambiente escolar, pois o mesmo não dará a devida atenção. A partir disso, torna-se importante conhecer a sua percepção sobre o uso de metodologias ativas de ensino, objetivo deste artigo. O presente trabalho buscou conhecer a percepção dos estudantes de graduação da rede particular de ensino sobre o uso de narrativas digitais para uma aprendizagem significativa. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas individuais, grupo focal, diário de campo e observação, durante a realização de um curso de extensão universitária. Os resultados demonstraram a percepção dos estudantes em relação ao uso das narrativas digitais como metodologias ativas, destacando pontos positivos e suas objeções no tocante ao processo de ensino e aprendizagem, despertando novas inquietações e sugerindo que outras pesquisas sejam realizadas.

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Biografia do Autor

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Grupo UBEC - União Brasileira de Educação Católica

Vice-Diretor Acadêmico e Procurador Institucional.

Fábio Leandro Melo Ramos dos Anjos, Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Grupo UBEC - União Brasileira de Educação Católica

Secretário Acadêmico e Auxiliar Institucional

Karla Karina Oliveira Menezes, Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Grupo UBEC - União Brasileira de Educação Católica

Professora e Pesquisadora.

Gregório Batista Lima de Oliveira, Faculdade Joaquim Nabuco - Olinda

Coordenador de Unidade.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

do Nascimento, E. R., dos Anjos, F. L. M. R., Menezes, K. K. O., & de Oliveira, G. B. L. (2019). Narrativas digitais para uma aprendizagem significativa no Ensino Superior: qual a percepção dos estudantes?. Educação Por Escrito, 9(2), 251–269. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31354

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil