Gestão democrática na universidade pública: influências de outros campos na construção de um modelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28841

Palavras-chave:

Gestão democrática, Universidade pública, Construção de um modelo.

Resumo

Considerando a universidade como uma instituição complexa, implica atentarmos para a exigência de uma gestão profissional, cujos fundamentos estão balizados pelos princípios da administração. O objetivo deste estudo se configura em compreender o modelo de gestão democrática na universidade pública a partir de elementos advindos do campo da administração de empresas, da sociologia e das políticas educacionais. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa e a técnica de coleta de dados é a entrevista, realizada com reitores de 10 universidades, incluindo federais e estaduais. As instituições contempladas são: UFC, UECE, UFAM, UEA; UFRGS, UERGS, UFMG, UEMG, UFG, e UEG. Da forma como organizam e estruturam a gestão, as universidades públicas brasileiras tornam-se instituições semelhantes; em alta medida, adaptam-se, de maneira a atender às necessidades de seu contexto, confrontando-o, por vezes, ou em conformidade com ele.

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Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Estadual do Piauí no curso de Pedagogia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais (Cnpq). Membro da Rede Mapa, uma pesquisa em rede, cuja temática é a gestão dos sistemas municipais de ensino.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Ribeiro, R. M. da C. (2017). Gestão democrática na universidade pública: influências de outros campos na construção de um modelo. Educação Por Escrito, 8(2), 155–170. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28841

Edição

Seção

Artigos