Concepções e práticas acerca da formação continuada e o papel da gestão escolar: narrativas de professoras

Autores

  • Marilia Salles Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Dalla Nora dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27231

Palavras-chave:

Formação continuada, Gestão, Professoras, Concepções e práticas

Resumo

Neste artigo, apresentam-se as discussões resultantes da pesquisa “Concepções e práticas acerca da formação continuada e o papel da gestão: narrativas de professoras”, que teve como foco compreender as concepções de professoras sobre formação continuada e sobre o modo como a gestão encaminha essas atividades. Tendo um papel significativo ao mediar o planejamento e a participação dos professores, a gestão busca coletivamente a compreensão sobre a importância dessas práticas para o trabalho docente. Defende-se o espaço da escola como o mais rico para essas atividades, partindo das experiências e das vivências das professoras. Freire (1996), Marcelo Garcia (1999), Bolzan (2002), Nóvoa (2009), Vaillant, Marcelo Garcia (2012) e Libâneo (2013) são alguns dos autores base. A metodologia utilizada é qualitativa, com abordagem narrativa sociocultural e entrevistas narrativas semiestruturadas com professoras da rede municipal de educação do município de Júlio de Castilhos. Essas narrativas permitiram construir as dimensões categoriais concepções e práticas de formação e papel da gestão, que expressam a formação continuada como atividade prevista e planejada pela gestão. Porém não tendo ainda sua importância e suas implicações para o trabalho na escola incorporadas pelos docentes e pela gestão quando se refere à maneira como é enfrentada. A oferta dessas atividades advém significativamente do cumprimento de planejamento/cronograma de gestão, e, a partir deste, as professoras buscam “aproveitarse” de algo que seja satisfatório para o trabalho docente. Assim, destaca-se o papel da gestão ao possibilitar e considerar espaços para escuta, reflexão e compartilhamento de experiências como base para o planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Salles Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia - UFSMEspecialista em Gestão Escolar - IF Far./JC
Acadêmica do curso de Educação Especial - UFSM 

Luciana Dalla Nora dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Mestre em Educação/UFSM.

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Referências

BAPTAGLIN, Leila Adriana; ROSSETO, Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a aprendizagem da docência. Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 415-426, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/1171/117131142014/>. Acesso em: 20 jul. 2016.

BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica na escola. Políticas Educativas. Porto Alegre, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/27012/15595>. Acesso em: 1 dez. 2016.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, set./dez. 2008. Disponível em; <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5324>. Acesso em: 1 dez. 2016.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2013.

LÜCK, Heloisa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2008.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. André. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona, 1999.

NÓVOA, Antonio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Ed. Educa, 2009. Disponível em: <http://www.etepb.com.br/arq_news/2012texto_professores_imagens_do_futuro_presente.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2016.

ROSSETO, Gislaine A. R. da Silva; BAPTAGLIN, Leila; FIGHERA, Adriana Claudia Martins. Narrativas socioculturais: abordagem investigativa para as pesquisas em formação de professores. In: Anais X Anped Sul, Florianópolis, 2014.

VAILLANT, Denise; MARCELO GARCIA, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão: aportes teóricos e metodológicos. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Bastos, M. S., & Santos, L. D. N. dos. (2018). Concepções e práticas acerca da formação continuada e o papel da gestão escolar: narrativas de professoras. Educação Por Escrito, 9(1), 82–101. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27231

Edição

Seção

Artigos