Representações de gênero e literatura infantil: paradidáticos em análise

Autores

  • Fábio Soares da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Andreia Mendes dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23835

Palavras-chave:

ACD, educação, gênero, literatura infantil, paradidáticos.

Resumo

A adoção de livros paradidáticos para a educação infantil é uma prática identificada na maioria das escolas brasileira, pois é útil como uma estratégia de ação educativa, visando uma complementaridade das temáticas dos livros didáticos. Neste contexto, analisamos quatro livros paradidáticos: Os músicos de Bremen (Ruth Rocha); Uma trança dourada (Tatiana Belinky); A rainha rabiscada (Sylvia Orthof); e O pavão abre e fecha (Ana Maria Machado). Optamos, teórico-metodologicamente, pela a análise do discurso crítica, a partir Norman Fairclough (2001), Eliseo Verón (2004) e Laerte Magalhães (2003), e objetivamos identificar as representações e discursos de gênero construídas nessa literatura. Assim, observamos a existência de esteriotipais de dualização entre os sexos, um modelo patriarcal, romantismo e estetização corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Soares da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pelo PPGEUD da Escola de Humanidades da PUCRS. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPI. Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ e Licenciado em Educação Física pela UFPI. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola. Professor do Curso de Educação Física da Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP e das secretarias de educação dos estados do Piauí e Maranhão.

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Doutora da Escola de Humanidades e do PPGEDU da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Editora chefe da Revista Educação (Qualis A2). É formada em Psicologia (PUCRS/ 1995), com Mestrado (PUCRS/ 2003) e Doutorado em Serviço Social (PUCRS/ 2007). Realizou Estágio Pós- Doutoral (Pós-Doutorado Júnior/ CNPq) na Faculdade de Serviço Social PUCRS (2008) e Estagio Recém-Doutor/ FAPERGS na FAENFI/PUCRS (2009/10). Entre 2010/2014 participou do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social na mesma Universidade. Coordena os Grupos de Pesquisa CONSUMIRES - Consumo, Mídia, Relações Sociais e Saúde e Questões Sociais na Escola. Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias, obesidade, família, saúde, saúde do trabalhador, educação, bullying, violência e dependência química. Possui parcerias com o CEDOP - Centro de Documentação e Pesquisa em Saúde e Trabalho (UFRGS), da Faculdade de Medicina/ Departamento de Medicina Social, o NEST - Núcleo de Estudos em saúde do Trabalhador (UFRGS), Instituto de Psicologia,Faculdade de Serviço Social e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência, Ética e Direitos Humanos - NEPEVEDH/ PUCRS.

Referências

BAKHTIN, M. M.; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico nas ciências da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas: Pontes, 1989.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. Trad. de Nilson Moulin. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

DUCROT, Osvald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

ECO, Umberto. Mentiras que parecem verdades. São Paulo: Summus, 1980.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. O ensino da literatura nas séries iniciais. 3. ed. Ijuí, RS: Editora UNIJUI, 2001.

FURLANI, Jimena. O bicho vai pegar! – um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

GENS, Rosa. Menina ou menino? gênero na literatura para crianças e jovens. Revista Forum Identidades, ano 2, v. 4, p. 51-61, jul.-dez. 2008.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática. 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Heteronormatividade e homofobia. In: Junqueira , R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Unesco. 2009. p. 85-93. (Coleção Educação para todos, 32).

MAGALHÃES, Francisco Laerte Juvêncio. Veja, Isto é, Leia. a imagem e a imagem nos discursos de capas das revistas Veja e Isto é; produção e disputas de sentido na mídia. Teresina: EDUFPI, 2003. 158 p.

MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

PINTO, Milton José. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker, 1999. 123 p.

PIRES, S. M. F. Histórias de amor para sempre, histórias de amor para nunca mais...: o amor romântico na literatura infantil. 2009. 176 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

RIBEIRO, Manoel P. Feminismo, machismo e música popular brasileira. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 5, n. 19, p.73-83, out.-nov. 2006.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul.-dez. 1995.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2004.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

da Costa, F. S., & dos Santos, A. M. (2016). Representações de gênero e literatura infantil: paradidáticos em análise. Educação Por Escrito, 7(2), 263–274. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23835

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)