Orientação virtual: expandindo o espaço de orientação em tempos de comunicação ubíqua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.21472

Palavras-chave:

Cibercultura. Orientação. Salas Aulas Virtuais.

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia de organização das atividades relacionadas às orientações de maneira a ampliar a interação entre orientador e orientandos. Busca-se criar um espaço interativo de troca, descobertas e ajuda mútua entre alunos que compartilham a mesma linha de pesquisa e desenvolvem trabalhos sob a supervisão do mesmo orientador. O artigo busca compartilhar as lições aprendidas em cinco anos de uso deste espaço virtual no atendimento de alunos presenciais e virtuais. Espera-se poder contribuir para ampliarmos as reflexões sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se desenvolver a orientação a distância, tão necessária em tempos de cibercultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É professora titular da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul . Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - FACED/PUCRS desde 2010/1. Foi pesquisadora do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (MEDUCEM/PUCRS) de 2005/2 até 2011/2. Foi pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação PGIE-UFRGS de 2004/1 até 2005/1. Foi pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Informática de 1999/2 até 2003/2. Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Texas (Austin) no College of Education, Bolsista CAPES, visto J1(2011). Possui experiência em pesquisa com ênfase em Informática na Educação (IE), com ênfase nos seguintes temas: Softwares Educacionais, formação de professores para uso de tecnologias, Educação a Distância e ensino de Algoritmos e Programação para inciantes. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq- ARGOS (Grupo de Pesquisa em EAD da PUCRS)

Referências

GIRAFFA, Lucia Maria Martins; FARIA, Elaine Turk. Using podcasts to better qualify the teaching evaluation process in virtual classes. In: INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference), 2012, Valencia (Spain). INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference). Valencia (Spain): IATED, 2012. v. 1. p. 2372-2379.

LÉVY, Pierre. _. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: ed, v. 34, 1999.

LITTO, Frederico, et. al. Educação a Distância: O estado da arte. Pearson Education do Brasil Ltda., 2009.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

Giraffa, L. M. M. (2015). Orientação virtual: expandindo o espaço de orientação em tempos de comunicação ubíqua. Educação Por Escrito, 6(2), 194–207. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.21472