A seleção de professores e a experiência como competência na docência

Autores

  • Carolina Schaan Pessano PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19505

Palavras-chave:

Seleção, Competências, Professores, Experiência.

Resumo

O presente artigo trata sobre o processo de seleção de professores nas instituições de ensino, as contribuições da área de Recursos Humanos neste processo e alguns conceitos importantes para esta ação, tais como o de competência e experiência. Algumas questões nos rementem a pensar sobre o tema, tais como: Como as instituições de ensino selecionam seus docentes? Existe, nas instituições de ensino, uma área específica que realiza este processo? A área de Recursos Humanos, que é uma área mais comum nos ambientes organizacionais, e que hoje está presente também nas instituições de ensino, pode contribuir para os processos de seleção dos docentes? Existem competências definidas para esta seleção? A experiência é considerada como competência para a docência? Estas e outras questões serão apresentadas, discutidas e analisadas buscando um melhor entendimento sobre este assunto e qual a influência deste fator nas instituições de ensino, na adaptação, qualificação e desempenho do corpo docente e, consequentemente, na melhoria do processo educacional.

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Biografia do Autor

Carolina Schaan Pessano, PUCRS

Mestranda em Educação (PUC/RS); Pedagoga. Bolsa CAPES. Endereço: Rua Garibaldi, no 1117/304; Bairro: Bom Fim; Cidade: Porto Alegre; CEP: 90035-051. E-mail: [email protected]

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Publicado

2015-08-17

Como Citar

Pessano, C. S. (2015). A seleção de professores e a experiência como competência na docência. Educação Por Escrito, 6(2), 369–378. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19505