As figurações do amor na poesia de Leodegária de Jesus

Palavras-chave: Leodegária de Jesus, Figurações do amor, Literatura de autoria feminina

Resumo

A história da literatura goiana é marcada pela expressiva presença de autoras femininas que não produziram em grande escala, mas deixaram registrado na literatura o seu legado, contribuindo, assim, para a ampliação das versões de mundo. Dentre as poetisas, Leodegária de Jesus se destaca no cenário com as obras Corôa de Lyrios e Orchideas – as únicas produções publicadas que durante muito tempo caíram no esquecimento, mas que se tornaram referência na literatura do século XX. O presente artigo busca evidenciar, em algumas poesias selecionadas, como o amor é representado e como as estéticas de diferentes períodos literários foram mescladas e dispostas em suas obras. Por fim, busca-se resgatar a importância de Leodegária de Jesus enquanto precursora da lírica de autoria feminina em Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Oliveira Borges, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Porangatu, GO, Brasil.

Pós-graduanda em Educação e Linguagens pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) /Unidade Universitária de Porangatu, em Porangatu, GO, Brasil; graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Unidade Universitária de Porangatu, em Porangatu, GO, Brasil. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na rede pública de ensino.

Lara Kamyla Paulina Falcão, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Porangatu, GO, Brasil.

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) /Unidade Universitária de Porangatu, em Porangatu, GO, Brasil. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na rede pública de ensino.

Maria Aparecida Barros de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Porangatu, GO, Brasil.

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Go, Brasil; mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, GO, Brasil. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Porangatu, GO, Brasil. 

Referências

CAMARGO, Goiandira Ortiz de. Tópicos sobre vida e obra de Leodegária de Jesus. Leitura em Revista: Cora Coralina e Leodegária de Jesus, Rio de Janeiro, n. 16, p. 146-170, abr. 2020.

CAMPOS, Walter Gonçalves. Laivos da estética romântica na poesia de Leodegária de Jesus: a evasão. Leitura em Revista: Cora Coralina e Leodegária de Jesus, Rio de Janeiro, n. 16, p. 124-145, abr. 2020.

CANDIDO, Antônio. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2002.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionários de símbolos. Tradução de V. da Costa e Silva et al. 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.

DENÓFRIO, Darcy França (org.). Lavra dos goiases III: Leodegária de Jesus. Goiânia: Cânone Editorial, 2019.

ELIADE, Mircea. Mitos, sonhos e mistérios. Tradução de Samuel Soares. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1957.

LOSA, Margarida Lieblich. Para que serve o romance? Empenhamento, escapismo e catarse: primeiros tópicos para um primeiro estudo interdisciplinar. Humanidades: revista crítica de ciências sociais e humanas, Porto, n. 4, p. 51-60, 1984.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Barros; MUNIZ, Dhéssik Lorrane Costa. Maria de Nazaré à luz poética de Alphonsus de Guimaraens, Leodegária de Jesus e Bruno Tolentino. Leitura em Revista: Cora Coralina e Leodegária de Jesus, Rio de Janeiro, n. 16, p. 146-170, abr. 2020.

REZENDE, Tânia Ferreira. A aesthesis afrodiaspórica na poética de Leodegária de Jesus. Leitura em Revista: Cora Coralina e Leodegária de Jesus, Rio de Janeiro, n. 16, p. 83-105, abr. 2020.

STREGLIO, Cosme Juares Moreira; LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O olhar poético de Leodegária da poesia goiana. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 13, n. 23, p. 1518-1535, jun. 2016.

TELES, Gilberto Mendonça. Estudos Goianos: A poesia em Goiás. 2. ed. rev. Goiânia: Ed. da Universidade Federal de Goiás, 1983.

Publicado
2022-09-23
Como Citar
Borges, M. de O., Falcão, L. K. P., & Oliveira, M. A. B. de. (2022). As figurações do amor na poesia de Leodegária de Jesus. Navegações, 15(1), e42949. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2022.1.42949