Isto não é um ensaio

Um diálogo entre lógica e literatura, Borges e Saramago

Palavras-chave: Lógica, Literatura, Ficcional, Jorge Luis Borges, José Saramago

Resumo

Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre temas e autores que aparentemente não pertencem a um mesmo grupo, ou seja, não se relacionam de maneira natural. Os temas são a lógica e a literatura e os autores são Jorge Luis Borges e José Saramago. A discussão proposta parte de uma conferência do autor português a respeito do autor argentino, intitulada Algumas provas da existência real de Herbert Quain. A partir de uma análise detalhada desse texto, é possível observar que ele vai muito além daquilo que aparentemente se propõe: fazer uma homenagem a um autor e sua obra. Na verdade, o que Saramago faz de maneira engenhosa é tomar elementos propriamente borgeanos para falar a respeito de Borges, ou seja, sua homenagem não se restringe ao plano semântico, mas também se apresenta na forma. Incluindo ferramentas argumentativas da matemática e da filosofia, temas muito caros a Borges, Saramago constrói uma espécie de jogo no qual emergem discussões que vão da relação pouco natural entre as ciências exatas e humanas até os trânsitos entre os universos do real e do ficcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Jordina Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutoranda em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil.

Referências

BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

COSTA, Horácio. José Saramago: o despertar da palavra. Revista Cult, São Paulo, n. 17, [1998]. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/o-despertar-da-palavra. Acesso em: 21 fev. 2022.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. Ciberletras – Revista de crítica literaria y de cultura, Nova York, n. 17, jul. 2007.

MORTARI, Cezar. Introdução à Lógica. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SARAMAGO, José. Algumas provas da existência real de Herbert Quain. In: Fundação José Saramago. Lisboa, [c2021]. Disponível em: https://www.josesaramago.org/algumas-provas-da-existencia-real-de-herbert-quain. Acesso em: 2 abr. 2021.

SARAMAGO, José. A história como ficção, a ficção como história. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 27, p. 9-17, 2000.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. Tradução de Geraldo Gerson de Souza e Renato de Azevedo Rezende Neto. São Paulo: Edusp, 2015.

Publicado
2022-04-22
Como Citar
Rodrigues, T. J. (2022). Isto não é um ensaio: Um diálogo entre lógica e literatura, Borges e Saramago. Navegações, 15(1), e42387. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2022.1.42387
Seção
Dossiê