Memória e imortalidade nas recordações de Sousa Bastos

Autores

  • Richard Bertolin de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Alberto Ferreira da Rocha Junior Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2016.2.23370

Palavras-chave:

arquivo, biografia, memória, teatro português, Sousa Bastos.

Resumo

A obra Recordações de Teatro, escrita pelo autor, jornalista, dramaturgo, diretor e empresário português Antonio de Sousa Bastos (1844-1911), assemelha-se a um dicionário biográfico, contendo informações sobre uma lista numerosa de artistas, não só reconhecidos na cena teatral portuguesa e brasileira, mas também relevantes mundialmente. Na presente análise, atentamo-nos para os procedimentos da escrita biográfica de uma grande variedade de nomes registrados na obra e, por isso, livrados do esquecimento. Por meio da leitura desses textos biográficos, pode-se constatar também o fluxo cultural entre Brasil e Portugal nos séculos XIX e XX, promovido por uma quantidade numerosa de artistas que cruzavam o Atlântico nos dois sentidos da rota.

********************************************************************

Memory and immortality in the memoirs of Sousa Bastos

Abstract: Recordações de teatro, a work written by the Portuguese author, journalist, playwright, director and businessman, Antonio de Sousa Bastos (1844-1911), resembles a biographical dictionary, containing information about a large list of artists, not only recognized in the scenario of both Portuguese and Brazilian drama, but also globally relevant. In the analysis we develop hereby, we aim at studying the procedures of biographical writing of a variety of names registered in the work of Sousa Bastos and, therefore, salvaged from oblivion. By reading those biographical texts, one can also observe the cultural exchange between Brazil and Portugal in the nineteenth and twentieth centuries, promoted by a large number of artists who crossed the Atlantic in both directions of the route.

Keywords: archive; biography; memory; Portuguese drama; Sousa Bastos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Bertolin de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduado em Letras (Licenciaturas em Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e (Licenciatura em Língua Espanhola) pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Na UFSJ, foi bolsista PIBIC/FAPEMIG por dois anos consecutivos (2011 e 2012) do projeto de Iniciação Científica "Escritas (auto)biográficas de artistas portugueses". Pela mesma instituição, realizou intercâmbio na Universidad de Monterrey (UDEM), México, no período de agosto a dezembro de 2013. Mestrando em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), pelo Programa de Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura. Bolsista do Programa de Incentivo à Pós-Graduação - CAPES.

Alberto Ferreira da Rocha Junior, Universidade Federal de São João del-Rei

Alberto Tibaji (Alberto Ferreira da Rocha Junior) possui Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História do Espetáculo, e na área de Letras. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão dentro da linha "Teatro, Memória e Cultura" e orienta trabalhos com ênfase em arquivo e memória, crítica genética, edição crítica de textos, biografias e comicidade. Coordenou até dezembro de 2008 projeto de infraestrutura de pesquisa em acervos artísticos, literários e culturais com financiamento pela FINEP/MCT. Ocupou de agosto de 2004 a julho de 2008 o cargo de Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ. Coordenou do 18º ao 21º Inverno Cultural da UFSJ. Dentro do Forum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) foi o coordenador nacional da área temática cultura (2005-2008), o que o levou a coordenar os editais PROEXT-Cultura 2007 e 2008, com financiamento da Petrobrás em âmbito nacional. Representante da ANDIFES no Conselho Nacional de Política Cultural (MinC) de dez.2007-mai.2009. Foi cedido pela UFSJ para o Ministério da Cultura, no qual trabalhou como Assessor da Secretaria-Executiva de 19 de maio de 2009 a 30 de junho de 2010. Foi Vice-coordenador do Programa de Mestrado em Letras da UFSJ de novembro de 2010 a março de 2011. Exerceu interinamente o cargo de Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ e coordenou interinamente o 24º Inverno Cultural da UFSJ no período de 30 de março a 06 de junho de 2011. É coordenador do Curso de Graduação em Teatro da UFSJ desde agosto de 2013. Realizou pós-doutoramento na UNIRIO, sob a supervisão de Maria Helena Werneck, com pesquisa intitulada "Fluxos culturais entre o teatro português e o teatro brasileiro: escritas (auto)biográficas de artistas portugueses", mais especificamente sobre a vida e obra de Antonio de Sousa Bastos. Atualmente coordena projeto de pesquisa e de extensão intitulado "Araci: teatro, contemporaneidade e extensão universitária" com financiamento do MEC/PROEXT 2014 e da FAPEMIG. Foi contemplado com o auxílio "Pesquisador Mineiro" pela FAPEMIG para o período de julho de 2014 a junho de 2016. Atualmente é o líder do Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas da UFSJ e vice-líder do grupo Estudos de História e Historiografia do Espetáculo da UNIRIO, ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Atuou em 2015 como Coordenador Pedagógico do Flagship Program - convênio entre a University of Georgia e a Universidade Federal de São João del-Rei - no âmbito do qual é Professor de Cultura Brasileira.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: COSTA LIMA, Luís (org.). Teoria da literatura e suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. 3a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 181-191.

BRUCK, Mozahir Salomão. Biografias e literatura: entre a ilusão biográfica e a crença na reposição do real. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2009.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Arquitetura do espetáculo: teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

MAFFESOLI, Michel. A terra fértil do cotidiano. In: Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 36, agosto de 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/iew/4409/3308

MASSAGLI, Sérgio Roberto. Homem na multidão e o flâneur no conto O homem da multidão de Edgar Allan Poe. In: Terra Roxa e outras Terras. Revista de Estudos Literários da Uel. Volume 12, jun. 2008. Disponível em:http://www.uel.br/pos/letras/terraroxa

OLIVEIRA, Cláudia Sales. As digressões ao Brasil nas memórias de atores portugueses (sécs. XIX-XX). In: Werneck, Maria Helena; Reis, Angela de Castro (org.). Rotas de teatro entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 75-94.

PEREIRA, Verônica Sales. Os rastros do trapeiro: memória, vulnerabilidade social e a cidade na experiência de moradores de rua no bairro do Brás em São Paulo. Revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo. Volume 6, fev. 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/risco/article/view/44713

SCHMIDT, Benito Bisso. Luz e papel, realidade e imaginação: as biografias na história, no jornalismo, na literatura e no cinema. In: SCHMIDT, Benito Bisso (org.). O biográfico: perspectivas interdisciplinares. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2000. p. 49-70.

SOUSA BASTOS, Antonio. Recordações de teatro. Lisboa: Editorial Século, 1947.

SOUZA, Eneida Maria de. Biografar é metaforizar o real. In: Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 53-62.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991.

VILAS BOAS, Sérgio. Biografias & Biógrafos: jornalismo sobre personagens. São Paulo: Summus, 2002.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

de Oliveira, R. B., & da Rocha Junior, A. F. (2017). Memória e imortalidade nas recordações de Sousa Bastos. Navegações, 9(2), 185–190. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2016.2.23370

Edição

Seção

Ensaios