Chegou o ruidoso!: ecos de uma dor antiga em Perdição, de Hélia Correia

Autores

  • Samarkandra Pereira dos Santos Pimentel Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2016.1.22127

Palavras-chave:

Hélia Correia, tragédia, mito.

Resumo

Este artigo analisa o coro de bacantes do drama Perdição: Exercício sobre Antígona (1991), da autora portuguesa Hélia Correia, atentando tanto para as diferenças e similaridades com a tragédia As Bacantes, de Eurípedes e com o prólogo de Antígona, de Sófocles, como para os aspectos de sua composição que não remetem à antiguidade clássica ao conjugar elementos românticos e pós-modernos.

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Chegou o ruidoso!: echoes of an old pain in Perdição, of Hélia Correia

Abstract: In this article, the bacchantes choir in drama Perdição: exercício sobre Antígona is analyzed with respect as to the differences and similarities with the tragedy The Bachae, by Eurípides and with the Antigone’s prologue, by Sophocles, as to aspects of its composition that do not regard the classical age mixing romantic and post-moderns elements.

Keywords: Hélia Correia; tragedy; mith.


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Biografia do Autor

Samarkandra Pereira dos Santos Pimentel, Universidade Federal da Paraíba

Samarkandra Pereira dos Santos Pimentel

Doutora em Letras (Literatura e Cultura)/ UFPB, 2014.

Pesquisadora do Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia,

da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

Pimentel, S. P. dos S. (2016). Chegou o ruidoso!: ecos de uma dor antiga em Perdição, de Hélia Correia. Navegações, 9(1), 39–47. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2016.1.22127

Edição

Seção

Ensaios