Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani

Autores

  • Luciana Helena Cajas Mazzutti Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Inara Rodrigues Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.2.20511

Palavras-chave:

Identidade, Insólito, Mia Couto, Realismo Maravilhoso.

Resumo

A análise de A varanda do frangipani (2007), de Mia Couto, permite, por meio de discussões implicadas nos estudos pós-coloniais, destacar especificidades político-sociais relacionadas à identidade, tradição e cultura. As personagens coutianas problematizam, na narrativa, sentidos identitários e o processo de independência de Moçambique, seguido dos traumáticos desdobramentos da guerra civil pela disputa do poder. No romance, a tradição, ou “antigamente”, parece silenciada, contudo, Couto aponta para um possível resgate dessas vivências ao frisar ritos, crenças e práticas. O escritor moçambicano marca a pluralidade cultural e, desse modo, elabora uma tessitura realista maravilhosa. Nessa perspectiva, valemo-nos dos estudos voltados ao Realismo Maravilhoso, que enfatiza eventos insólitos e elementos culturais vinculados ao espaço-tempo, à linguagem e ao discurso sociocultural.

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************

 

A wonderful realistic view from A varanda de frangipani

 

The analysis of A varanda do frangipani (2007), Mia Couto, through discussions focused on Post-colonial studies, allows us highlighting social and political specificities related to identity, tradition and culture. Characters by Couto may deepen in the narrative, identity senses and the Independence process in Mozambique, followed by the traumatic consequences of the civil war, because of the dispute of power. In the novel, tradition or “old times” seems silenced, however, Couto points to a possible rescue of those experiences to emphasize rites, beliefs and practices. The Mozambican writer marks the cultural plurality and thus prepares a wonderful realistic texture. In this perspective, we use the studies aimed at focusing the Magical Realism, emphasizing unusual events and cultural elements related to space-time, language and socio-cultural discourse.

 

Keywords: Identity; Unusual; Mia Couto; Magical Realism

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Helena Cajas Mazzutti, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa/Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade São Bernardo do Campo (FASB-SP). Aluna do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC-BA); pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, professora substituta do Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador (IFBA).

Inara Rodrigues, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz no Curso de Letras e no Mestrado em Letras: Linguagens e Representações.

Referências

CARPENTIER, Alejo. El reino de este mundo. Montevideo: Arca, 1968.

CARPENTIER, Alejo. O barroco e o real-maravilhoso. Do real maravilhoso americano. A literatura do maravilhoso. São Paulo: Vértice, 1987, p. 109-129, p. 130-142.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, 2007. p. 9-24.

CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980.

COUTO, Mia. A varanda de frangipani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DALEMBERT, Louis Philippe. Espaços do imaginário latinoamericano: o real maravilhoso de Alejo Carpentier. Tradução de André Mitidieri e Rodrigo dos Santos Mota. In: SILVA, Denise Almeida (Org.). Poéticas do espaço, geografias simbólicas. Frederico Westphalen: URI, 2013. p. 61-76.

ESTEVES, Antonio Roberto; FIGUEIREDO, Eurídice. O realismo mágico e o realismo maravilhoso. In: FIGUEIREDO, Eurídice (Org.). Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora, EdUFJF, 2010. p. 393-414.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GARCIA, Flavio. Traços identitários da realidade moçambicana sob as lentes do Maravilhos. Apropriação de estratégias de construção narrativa real-maravilhosa em A varanda de frangipani. In: GARCIA, Flavio. Discursos fantásticos de Mia Couto. Rio de Janeiro: Dilogarts, 2013, p. 21-24, 45-65.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido do Retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Prefácio: a cultura ou a sublime guerra entre Amor e Morte. In: FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Tradução de Renato Seligmann-Silva. Porto Alegre: L&PM, 2010, p. 21-38.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.

SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2016-03-08

Como Citar

Mazzutti, L. H. C., & Rodrigues, I. (2016). Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani. Navegações, 8(2), 156–161. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.2.20511

Edição

Seção

Ensaios