A literatura popular: silêncios e murmúrios na história da literatura brasileira

Autores/as

  • Celso Sisto Silva PUC-RS

Palabras clave:

literatura oral, literatura popular, omissão, história da literatura brasileira, preconceito, literatura folclórica

Resumen

A omissão da literatura oral nas histórias da literatura. O isolamento da literatura popular no quadro geral da produção literária brasileira. Como lidam com a questão as histórias da literatura brasileira de Ronald de Carvalho, Érico Veríssimo e Carlos Nejar. O preconceito escondido atrás do rótulo “literatura folclórica”. Reivindicações para uma nova história da literatura brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celso Sisto Silva, PUC-RS

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorando em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa ou on line.

Publicado

2009-12-23

Cómo citar

Silva, C. S. (2009). A literatura popular: silêncios e murmúrios na história da literatura brasileira. Letrônica, 2(2), 233–248. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/5534