A literatura sob o signo de Caim: os gênios malditos

Autores/as

  • Gustavo Ramos de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.19955

Palabras clave:

Poetas malditos, Melancolia, Gênio, Romantismo, Modernidade.

Resumen

O presente ensaio tem por objetivo delinear um percurso mítico e histórico da poesia enquanto maldição, buscando relacionar a parábola de Abel e Caim ao ethos da literatura moderna. Para tanto, em um primeiro momento, a ideia é verificar de que modo os poetas são descendentes de Caim, o fratricida proscrito. Em um segundo momento, buscamos identificar uma relação entre o gênio criador e a melancolia/doença. Por fim, analisando os casos de Balzac e Rimbaud, é possível notar alguns motivos da poesia maldita: orgulho, revolta, satanismo e melancolia. Ressalta-se que ao discurso literário e ao teórico será dado o mesmo valor, ou seja, a poesia assume o estatuto de teoria, e vice-versa.

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Publicado

2015-11-06

Cómo citar

Souza, G. R. de. (2015). A literatura sob o signo de Caim: os gênios malditos. Letrônica, 8(2), 494–506. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.19955