Flanar e reler Curitiba: o olhar derrisor de Dalton Trevisan
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16623Palabras clave:
Dalton Trevisan, Curitiba, City, Flanêur, ReadingResumen
O presente artigo discute questões pertinentes ao espaço urbano, de maneira específica a cidade de Curitiba, sua disposição (cartografia urbana), seus símbolos e as imagens que emergem a partir do discurso oficial para ratificar no ideário popular conceitos como “cidade modelo”, “capital de desenvolvimento”, “joia rara” e “capital da sustentabilidade”. Esses conceitos serão contestados por meio das narrativas de Dalton Trevisan, que apresentam uma Curitiba sem pinheiros, sem flores e sem monumentos, pois não é sua intenção apresentar essa cidade linda, mas sim uma Curitiba marginal e distópica, povoada por pobres, andarilhos, prostitutas, loucos, enfim, por homens reais, marcados pelas desigualdades, pela fome, dor e angústia. Dalton Trevisan contempla o subúrbio e a miséria do homem, apresentando-o fragmentado, sem esperanças, marginal e explorado. Essas ideias estão dispostas na obra-síntese de Dalton Trevisan, Em busca de Curitiba perdida (1992), publicada por ocasião da comemoração dos 300 anos de fundação de Curitiba, como forma de protesto e para mostrar que a cidade possui dois lados: o centro e a margem e que desta margem ecoa o canto de lamentação da sua Curitiba de antanho. A fim de corroborar as ideias apresentadas e defendidas, este artigo apresenta a análise do conto “Cemitério de Elefantes”, que possibilita a visualização de um espaço urbano despudorado, em ruínas e em transformação ininterrupta.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989 (Obras escolhidas; v. 3).
BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar. Walter Benjamin e o Projeto das Passagens. Tradução de Ana Luiza Andrade. Belo Horizonte-MG: Editora da UFMG/Chapecó-SC: Editora Universitária Argos, 2002.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. 2ª ed. Tradução de Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 5ª ed. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Tradução: Vera da Costa e Silva [et. al]. 19ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de Símbolos. Tradução de Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Editora Moraes, 1984.
COUTO, Isabel Cristina. Olhares da cidade: Curitiba e suas representações. Tuiuti: Ciência e Cultura, n. 28, FCHLA 04, p. 225-247, Curitiba, mar. 2002.
FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. Os significados Urbanos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2000.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. Literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
______. A cidade moderna e suas derivas pós-modernas. Revista eletrônica Semear 4 (Cátedra Pe. Antonio Vieira de Estudos Portugueses – PUC-RJ). Disponível em: http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/catedra/revista/4Sem_03.html. Acesso em 22 nov. 2012.
HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidades e Mediações. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2003.
______. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes louro. 10ª ed. Rio de Janeiro: DPeA, 2005.
MARANDOLA JR. Eduardo; GRATÃO, Lúcia Helena Batista (Org.). Geografia e Literatura. Ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina-PR: Eduel, 2010.
RAMA, Angel. A cidade das Letras. Tradução de Emir Sader. São Paulo: Brasiliense, 1985 (Coleção Leituras Afins).
SANCHES NETO, Miguel. A reinvenção da Província: a revista Joaquim e o espaço de estreia de Dalton Trevisan. Tese de doutorado. Campinas-SP: UNICAMP, 1998.
TREVISAN, Dalton. Em busca de Curitiba Perdida. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
______. Cemitério de elefantes: contos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.
VILLACA, Nízia. Cemitérios de mitos: uma leitura de Dalton Trevisan. Rio de Janeiro: Achiame, 1984.
WALDMANN, Berta. Do vampiro ao cafajeste: uma leitura da obra de Dalton Trevisan. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1989.
________________. Tiro à queima-roupa. Revista Novos estudos - CEBRAP nº.77. São Paulo Mar. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0101-33002007000100014. Acesso 24 jan. 2013
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.