Uma investigação longitudinal sobre conectividade do pensamento e complexidade sintática na produção escrita de crianças bilíngues durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44413

Palavras-chave:

Bilinguismo, produção escrita, Conectividade, Complexidade Sintática, Análise de grafos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar, de forma longitudinal, a conectividade e a complexidade sintática em narrativas escritas em português (L1) e inglês (L2) produzidas por crianças de 5ª e 6ª séries matriculadas em uma escola de currículo bilíngue. Para a avaliação da conectividade (organização do pensamento), foi utilizada a ferramenta computacional SpeechGraphs (MOTA et al., 2012, 2016, 2019); a complexidade sintática foi verificada por meio de T-Units e do Índice de Subordinação (HUNT, 1965). As crianças escreveram narrativas em ambas as línguas baseadas em sequências de figuras em agosto de 2020 e em agosto de 2021. A análise revelou textos sintaticamente mais complexos em português, em ambas as fases de coleta de dados e narrativas mais conectadas e complexas em português em 2021, em comparação com 2020. Com relação à L2, no entanto, não foi percebido crescimento significativo na conectividade ou complexidade sintática em 2021, como esperado, o que também pode ser interpretado como um efeito da pandemia no desenvolvimento da escrita em L2, uma vez que as crianças tiveram significativamente menos oportunidades de interagir em inglês nas aulas online, o que pode ter impactado no desenvolvimento de habilidades produtivas em sua L2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Ely Lemke, Federal University of Rio Grande do Sul, PPG Letras, LABICO, IENH, Porto Alegre, RS, Brazil.

Doutor em Letras, com ênfase em Psicolinguística, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Linguística Aplicada (UNISINOS). Membro do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO) da UFRGS.

Larissa da Silva Cury, Federal University of Rio Grande do Sul, PPG Letras, LABICO, IENH, Porto Alegre, RS, Brazil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação da professora Ingrid Finger, sua orientadora acadêmica. É membro do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO) da UFRGS. Possui distinção Summa Cum Laude em Licenciatura em Letras: Licenciatura em Línguas Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O seu maior interesse de investigação diz respeito à Psicolinguística do Bilinguismo. Ela também está interessada em Estatística e linguagens de programação.

Janaína Weissheimer, Brain Institute, Federal University of Rio Grande do Norte, CNPq, Natal, RN, Brazil

Professor Associado do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UFRN, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do AprendiLab (Laboratório de Aprendizagem e Leitura) do Instituto do Cérebro da UFRN. Ela possui doutorado em Inglês pela UFSC (2007), foi pesquisadora visitante no Laboratório de Eletrofisiologia Cognitiva Kutas da Universidade da Califórnia em San Diego UCSD (2014-2015) e atualmente é pesquisadora visitante no Laboratório de Bilinguismo Mente e Cérebro do Universidade da Califórnia em Irvine (2023), com bolsa CAPES/PRINT.

Natália Bezerra Mota, Institute of Psychiatry – IPUB/Propsam – Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil. Research department at Motrix Lab, Motrix, Rio de Janeiro, Rj, Brazil

Psiquiatra computacional e atual professor do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Possui experiência em múltiplos aspectos da pesquisa e prática em neurociência computacional e psiquiatria com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestre em Neurociências e Bacharel em Medicina (residência e prática clínica em Psiquiatria) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Ingrid Finger, Federal University of Rio Grande do Sul, PPG Letras, LABICO, IENH, Porto Alegre, RS, Brazil.

Ingrid Finger é professora associada do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFRGS, onde coordena o Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO). Doutor em Linguística (Linguística Aplicada) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Visiting Scholar no Brain and Language Lab, Georgetown University em 2010 –2011, trabalhando com o Prof. Michael T. Ullman no Departamento de Neurociências, e na City University of New York (CUNY) em 1998, trabalhando com a Prof. Gita Martohardjono. Pesquisador visitante no Bilingualism Mind and Brain Lab da Universidade da Califórnia em Irvine (2022). É pesquisadora do CNPq e integra a Rede Nacional Ciência para a Educação no Brasil.

Referências

ALVES, U. K.; FINGER, I. Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. Rio de Janeiro: Vozes, 2023.

ANGELINI, A. L. et al. M. Matrizes progressivas coloridas de Raven: escala especial. São Paulo: CETEPP, 1999.

BARON-COHEN, S.; LESLIE, A. M.; FRITH, U. Mechanical, behavioural and intentional understanding of picture stories in autistic children. British Journal of Developmental Psychology, Hoboken, v. 4, p. 113-125, 1986.

BATES, D. et al. fitting linear mixed-effects models using lme4. Journal of Statistical Software, Los Angeles, v. 67, n. 1, p. 1-48, 2015.

BIALYSTOK, E. Cognitive effects of bilingualism: how linguistic experience leads to cognitive change. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, Oxfordshire, v. 10, n. 3, p. 210-223, 2007.

BIALYSTOK, E.; MCBRIDE-CHANG, C.; LUK, G. Bilingualism, language proficiency, and learning to read in two writing systems. Journal of Educational Psychology, Washington, DC, v. 97, n. 4, p. 580-590, 2005.

BIALYSTOK, E. The bilingual adaptation: how minds accommodate experience. Psychological Bulletin, Washington, DC, v. 143, n. 3, p. 233-262, 2017.

BUTVILOFSKY, S. A. et al. Beyond monolingual reading assessments for emerging bilingual learners: expanding the understanding of biliteracy assessment through writing. Reading Research Quarterly, Newark, v. 56, n. 1, p. 53-70, 2021.

BUTVILOFSKY, S. A. et al. Shifting deficit paradigms of Latino emerging bilingual students’ literacy achievement: documenting biliterate trajectories. Journal of Latinos and Education, Oxfordshire, v. 16, n. 2, p. 85-97, 2017.

CAMBRIDGE ENGLISH LANGUAGE ASSESSMENT. Cambridge English first for schools: handbook for teachers. 2018. https://www.cambridgeenglish.org/exams-and-tests/starters/ Accessed on: Sept. 22, 2023.

COLLINS, B. A. et al. Dual language profiles of Latino children of immigrants: stability and change over the early school years. Applied Psycholinguistics, Cambridge, v. 35, n. 3, p. 581-620, 2014.

DE GROOT, A. M. B. Language and Cognition in bilinguals and monolinguals: an introduction. New York: Psychology Press, 2011.

ESCAMILLA, K. et al. Biliteracy from the start: Literacy squared in action. Philadelphia: Caslon Publishing, 2014.

FINGER, I.; BRENTANO, L. S.; RUSCHEL, D. E quando a alfabetização ocorre simultaneamente em duas línguas? Reflexões sobre o biletramento a partir da análise de textos de crianças bilíngues. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, [s. l.], v. 17, n. 33, p. 180-205, 2019.

GAIES, S. T-Unit analysis in second language research: applications, problems and limitations. TESOL Quarterly, Hoboken, v. 14, n 1, p. 53-60, 1980.

GENESEE, F. et al. Educating English language learners. New York: Cambridge University Press, 2006.

HOPEWELL, S.; BUTVILOFSKY, S. Privileging bilingualism: using biliterate writing outcomes to understand emerging bilingual learners’ literacy achievement. Bilingual Research Journal, Oxfordshire, v. 39, n. 3-4, p. 324-338, 2016.

HUNT, K. Grammatical structures written at three grade levels: NCTE Research Report, n. 3. Champaign: National Council of Teachers of English, 1965. Available at: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED113735.pdf. Accessed on: Sept. 18, 2023.

KOO, T. K.; LI, M. Y. A guideline of selecting and reporting intraclass correlation coefficients for reliability research. Journal of Chiropractic Medicine, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 155-163, 2016. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.jcm.2016.02.012. Accessed on: Sept. 18, 2023.

KUZNETSOVA, A.; BROCKHOFF, P. B.; CHRISTENSEN, R. H. B. lmerTest package: tests in linear mixed effects models. Journal of Statistical Software, Los Angeles, v. 82, n. 3, p. 1-6, 2017.

LEANDRO, D. C. Planejamento pré-tarefa, memória operacional e produção oral em inglês como L2: um estudo exploratório usando análise de grafos. 2021. Dissertação (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32216?mode=full. Acesso em: 18 set. 2023.

LEMKE, C. E. Effects of bilingualism and biliteracy on thought organization and syntactic complexity in bilingual children. 2022.

Dissertação (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

LEMKE, C. E. et al. The effects of early biliteracy on thought organisation and syntactic complexity in written production by 11-year-old children. Language Teaching Research Quarterly, Vancouver, v. 26, p. 1-17, 2021. Available at: https://eurokd.com/doi/10.32038/ltrq.2021.26.01?vId=416&aId=391. Accessed on:Sept. 22, 2023.

LENTH, R. V. et al. Emmeans: estimated marginal means, aka least-squares means. In: CRAN. [S. l.], Aug. 17, 2023. Available at: https://CRAN.R-project.org/package=emmeans. Accessed on: Sept. 18, 2023.

LINDHOLM-LEARY, K. J. Bilingual and biliteracy skills in young Spanish-speaking low-SES children: impact of instructional language and primary language proficiency. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, Oxfordshire, v. 17, n. 2, p. 144-159, 2014.

LINDHOLM-LEARY, K. J. Bilingualism and academic achievement in children in dual language programs. In: NICOLADIS, E.; MONTANARI, S. (ed.). Bilingualism across the lifespan: factors moderating language proficiency. Washington, DC: APA Books, 2016. p. 203-223.

LINDHOLM-LEARY, K. J. Implications of research for dual language at the early childhood level. In: ARIAS, M. B.; FEE, M. (ed.). Profiles of Dual Language Education in the 21st Century. Avon: Multilingual Matters, 2018. p. 73-85.

LOBAN, W. Language development: kindergarten through Grade Twelve. Washington, DC: NCTE Committee on Research Report, 1976.

LUZ, J. P. Análise de grafos aplicada a produções textuais de alunos do ensino fundamental e seu potencial preditivo da dislexia do desenvolvimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8158. Acesso em: 18 set. 2023.

MOTA, N. B.; COPELLI, M.; RIBEIRO, S. Graph theory applied to speech: insights on cognitive deficit diagnosis and dream research. In: POIBEAU, T.; VILLAVICENCIO, A. Language, cognition, and computational models. New York: Cambridge University Press, 2018. p. 81-98.

MOTA, N. B. et al. A naturalistic assessment of the organization of children’s memories predicts cognitive functioning and reading ability. Mind, Brain and Education, Hoboken, v. 10, n. 3, p. 184-195, 2016.

MOTA, N. B. et al. Graph analysis of dream reports is especially informative about psychosis. Scientific Reports, London, v. 4, n. 3691, p. 1-7, 2014.

MOTA, N. B. et al. The maturation of speech structure in psychosis is resistant to formal education. NPJ Schizophrenia, Brentwood, v. 4, n. 25, p. 1-10, 2018.

MOTA, N. B. et al. Verbal short-term memory underlies typical development of thought organization measured as speech connectedness. Mind, Brain and Education, Hoboken, v. 14, n. 1, p. 51-60, 2019.

MOTA, N. B. How can computational tools help to understand language patterns in mental suffering considering social diversity. Psychiatry Research, Amsterdam, v. 319, n. 114995, 2023.

MYLLÄRI, T. Words, clauses, sentences, and T-Units in learner language: precise and objective units of measure? Journal of the European Second Language Association, London, v. 4, n. 1, p. 13-23, 2020.

O’DONNELL, R. C.; GRIFFIN, W. J.; NORRIS, R. C. Syntax of Kindergarten and Elementary School Children: a transformational analysis. NCTE Research Report, St. Louis, v. 8, p. 1-123, 1967.

ORTEGA, L. Syntactic complexity measures and their relationship to L2 proficiency: a research synthesis of college-level L2 writing. Applied Linguistics, Oxford, v. 24, n. 4, p. 492-518, 2003.

POSIT TEAM. RStudio: integrated development for R. Boston: Posit Inc., 2022. Available at: https://posit.co/products/open-source/rstudio/. Accessed on: Sept. 23, 2023.

RAVEN, J. C. Mental tests used in genetic studies: the performance of related individuals on tests mainly educative and mainly reproductive. London: University of London, London, 1936.

SOLTERO-GONZÁLEZ, L. et al. Effects of a paired literacy program on emerging bilingual children’s biliteracy outcomes in third grade. Journal of Literacy Research, Thousand Oaks, v. 48, n. 1, p. 80-104, 2016.

SPARROW, W. et al. Examining the longitudinal biliterate trajectory of emerging bilingual learners in a paired literacy instruction model. Bilingual Research Journal, Oxfordshire, v. 37, n. 1, p. 24-42, 2014.

WOLFE-QUINTERO, K.; INAGAKI, S.; KIM, H. Y. Second language development in writing: Measures of fluency, accuracy, and complexity. Honolulu: University of Hawaii at Manoa, 1998.

YANDEN, D.; TSAI, T. Learning how to write in English and Chinese: young bilingual Kindergarten and first grade children explore the similarities and differences between writing systems. In: BAUER, E.; GORT, M. (ed.). Early biliteracy development: exploring young learners’ use of their linguistic resources. New York: Routledge, 2012. p. 55-83.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Ely Lemke, C., da Silva Cury, L., Weissheimer, J., Bezerra Mota, N., & Finger, I. (2023). Uma investigação longitudinal sobre conectividade do pensamento e complexidade sintática na produção escrita de crianças bilíngues durante a pandemia de COVID-19. Letrônica, 16(1), e44413. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44413

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)