A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos

Aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística

Palavras-chave: bilinguismo adulto, linguagem no cérebro, processamento da leitura e da escrita em L2

Resumo

Compreender a aprendizagem de uma língua segunda (L2) como um processo mental multifacetado é importante e útil de uma perspetiva didática, sobretudo no que respeita à aprendizagem da leitura e da escrita em L2. O texto aqui em questão pretende lançar alguma luz sobre este complexo processo com o intuito de aproximar os dois extremos da apropriação da leitura e da escrita em L2 por adultos: a sua aprendizagem e o seu ensino. Assim, o texto centrar-se-á nalguns mecanismos cerebrais que controlam o processamento da leitura e da escrita, à medida que se tentará aproximar de questões de relevo para o processamento bilingue subjacente à compreensão e à produção escritas em L2.

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Biografia do Autor

Ângela Filipe Lopes, Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal

Doutora em Ciências da Linguagem – Didática de Línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal. Professora auxiliar convidada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto,Porto, Portugal.

Maria da Graça Lisboa Castro Pinto, Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal

Doutora em Linguística Aplicada, Professora Emérita da Universidade do Porto – Faculdade de Letras (U.Porto), Porto, Portugal.

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Publicado
2021-06-18
Como Citar
Lopes, Ângela F., & Pinto, M. da G. L. C. (2021). A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos: Aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística. Letrônica, 14(2), e38810. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38810