Leitura e compreensão leitora sob as óticas da Psicolinguística e da Análise do Discurso

Uma aproximação

Palavras-chave: Leitura, Compreensão leitora, Psicolinguística, Análise do Discurso

Resumo

Este artigo discorre sobre leitura e compreensão leitora, a partir de noções provindas da Psicolinguística e da Análise do Discurso. Nesse ato, objetivamos promover uma aproximação entre as áreas a fim de construir um olhar que pode ser aplicado ao entendimento da linguagem em uso, uma vez que a habilidade de ler, tomada em seu caráter polissêmico, presta-se à interpretação de variadas semioses. A partir da realização de uma revisão bibliográfica, apresentamos as perspectivas, no que tange à leitura e à compreensão, e as submetemos a um diálogo. Nesta discussão, foi possível compreender que ambas as vertentes de estudo contemplam a relação autor-texto-leitor, orientando que a construção dos sentidos é um processo relacionado às práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziella Steigleder Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestra em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, realiza doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras na PUCRS. É bolsista CAPES/PROEX.

Tamiris Machado Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, SC, Brasil.

Doutora em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, realiza pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É bolsista PNPD/CAPES.

Referências

BARETTA, Daniele; PEREIRA, Vera Wannmacher. Predição leitora e consciência textual: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ilha do Desterro. v. 72, n. 3, p. 139-173, Florianópolis, set/dez 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ides/v72n3/2175-8026-ides-72-03-139.pdf. Acesso em: 8 jun. 2020.

BRANCO, Luiza Kátia Castello. Relações discursivas entre espaço, sujeito e língua. In: SCHERER, Amanda et al. (org.). Efeitos da língua em discurso. São Carlos: Pedro e João, 2019. p. 171-198.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Coordenação e tradução: Fabiana Komesu. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

CORACINI, Maria José. Heterogeneidade e leitura na aula de língua materna. In: CORACINI, Maria José; PEREIRA, Aracy Ernst. (org.). Discurso e Sociedade: Práticas em Análise do Discurso. Pelotas: EDUCAT, 2001. p. 137-154.

DAMIÃO, Estela Aparecida; STÜBE, Angela Derlise. Sentidos sobre o indígena em livro didático de língua portuguesa. In: TFOUNI, Fábio Elias Verdiani; BERNARDO-SANTOS, Wilton James. Análise do Discurso e materiais de ensino. Aracaju: Criações, 2020. p. 31-50.

FOUCAULT, Michel. L’Ordre du discours, Leçon inaugurale ao Collège de France prononcée le 2 décembre 1970. Paris: Éditions Gallimard, 1971.

GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. Tradução de Maria José Farias. Portugal: ASA, 2000.

GOODMAN, Kenneth. S. Reading: a psycholinguistic guessing game. Journal of the Reading Specialist, v. 6, p. 126-135, 1967. Disponível em: https://www.csie.ntu.edu.tw/~r99922026/tmp_zero/Reading_A_Psycholinguistic_Guessing_Game.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

KENEDY, Eduardo. Gêneros textuais e psicolingüística: caminhos para um diálogo. In: ARANHA, Simone; PEREIRA, Tânia; ALMEIDA, Maria de Lourdes. (org.). Gêneros textuais e linguagem: diálogos abertos. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2009. p. 21-33.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1996.

MARIANI, Bethania; JOBIM, José Luis. A leitura em perspectiva. In: RÖSING, Tania; ZILBERMANN, Regina (org.). Leitura: história e ensino. 1. ed. Porto Alegre: Edelbra, 2016. p. 35-47.

OAKHILL, Jane; CAIN, Kate; ELBRO, Carsten. Compreensão de leitura: teoria e prática. Tradução e adaptação de Adail Sobral. São Paulo: Hogrefe CETEPP, 2017.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.

ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes, 2013.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. Tradução de Eni Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1993. p. 61-161.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5. ed. Campinas: Pontes, 2008.

PEREIRA, Vera Wannmacher. Compreensão da leitura e consciência textual nos anos iniciais. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, p. 29-43, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v38i0.4554. Acesso em: 28 jun. 2020.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. 3. ed. Tradução de Daise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

SMITH, Frank. Leitura significativa. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SPINILLO, Alina Galvão. A dimensão social, lingüística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In: MOTA, Márcia Peruzzi E. da; SPINILLO, Alina (org.). Compreensão de textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. p. 171-198.

STERNBERG, Robert J.; STERNBERG, Karin. Psicologia cognitiva. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

TRASK, Robert Lawrence. Dicionário de Linguagem e Linguística. Tradução de Rodolfo Ilari. Revisão técnica de Ingedore Villaça Koch e Thaïs Cristófaro Silva. São Paulo: Contexto, 2004.

WIDDOWSON, Henry George. Explorations in Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 1979.

Publicado
2021-08-10
Como Citar
Gomes, G. S., & Gonçalves, T. M. . (2021). Leitura e compreensão leitora sob as óticas da Psicolinguística e da Análise do Discurso: Uma aproximação. Letrônica, 14(2), e38742. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38742