Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional

Uma revisão integrativa

Palavras-chave: Leiturabilidade, Materiais informativos em saúde, Complexidade textual, Idosos, Baixo nível educacional

Resumo

Avaliações e adaptações dos elementos necessários para a compreensão adequada dos materiais informativos têm sido realizadas, elencando os índices que mensuram a dificuldade de compreensão da leitura de um texto - leiturabilidade - e legibilidade como os principais atores nesse processo. O presente artigo reúne aspectos ressaltados na avaliação e na adaptação de materiais informativos em saúde para indivíduos idosos e com baixo nível educacional no período de 2015-2019. Para tal, uma consulta às bases Google Acadêmico, PubMed e Portal Capes foi conduzida, resultando em 13 artigos de avaliação e 5 de adaptação de materiais. Observou-se o uso de medidas de complexidade de texto, tais como softwares, bem como associações entre leiturabilidade, legibilidade às demandas da idade e de letramento em saúde. Um consenso teórico é preciso no uso da terminologia da área e há pouco destaque para as discussões sobre o impacto do nível educacional dos participantes, opondo-se ao letramento em saúde. Por fim, o desenvolvimento de mais pesquisas associando fatores como nível educacional e letramento em saúde são sugeridas. Em português, observou-se uma lacuna na criação de medidas em português, na elaboração de tarefas e nas correlações entre as medidas de leitura e o contexto educacional e etário.

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Biografia do Autor

Sabrine Amaral Martins Townsend, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Doutora em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; bolsista de pós-doutorado no Programa PNPD da Capes na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Doutora em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

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Publicado
2020-10-08
Como Citar
Townsend, S. A. M., & Gabriel, R. (2020). Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional: Uma revisão integrativa. Letrônica, 13(4), e37512. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37512