Docência, gênero e processos formativos

Considerações sobre práticas de mediação pedagógica em contextos adversos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.3.39977

Palavras-chave:

Docência, Mediações pedagógicas, Trajetórias profissionais

Resumo

O artigo propõe uma reflexão em torno das práticas de mediação pedagógica configuradas na docência, a partir da experiência da Professora Rosa. Ela atuou numa escola localizada em um complexo de favelas da cidade do Rio de Janeiro: a Maré. Tendo como base os depoimentos concedidos pela professora, vamos destacar um conjunto de questões ligadas ao lugar de gênero e de pertencimento social que se cruzam com as táticas de sobrevivência de uma migrante nordestina na cidade do Rio de Janeiro e moldam o repertório de práticas de mediação cultural/pedagógicas elaboradas e postas em ação na referida instituição escolar. Está dividido em cinco seções: a primeira desenvolve uma breve reflexão sobre docência, questões de gênero, classe e preconceito de lugar;  a segunda aborda a trajetória pessoal e formativa da Professora Rosa; a terceira destaca algumas de suas práticas de mediação pedagógica na escola da Maré; a quarta reflete sobre as dimensões simbólicas que permeiam a docência como profissão associada ao gênero feminino, analisando os seus rebatimentos nas representações sobre o espaço doméstico/privado e o espaço público da escola; a quinta e última seção indica algumas das práticas de mediação que a professora, então atuando como Diretora, estabeleceu com a comunidade de fora da escola e as Considerações Finais retomam algumas ideias chave apresentadas no artigo.

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Biografia do Autor

Libania Nacif Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação (FE-UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

Xavier, L. N. (2021). Docência, gênero e processos formativos: Considerações sobre práticas de mediação pedagógica em contextos adversos . Estudos Ibero-Americanos, 47(3), e39977. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.3.39977

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres intelectuais: práticas culturais de mediação