Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".

Diretrizes para Autores

Diretrizes editoriais

Como parte do processo de submissão editorial, os autores devem verificar a conformidade do texto com as diretrizes da Revista.

Para formatar os artigos, consultar seguintes as normas: ABNT NBR 6022/2018 – artigo em publicação periódica técnica e/ou científica; ABNT NBR 6028/2003 – Resumo; ABNT NBR 10520/2002 – Citações; ABNT NBR 6023/2018 – Referências. ABNT– Regras Gerais

O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.

Opcionalmente, os autores podem indicar no final do artigo:

  • agradecimentos a agências de financiamento e/ou instituições;
  • minicurrículo: formação acadêmica e profissional.

O lugar das figuras e tabelas deverá ser indicado no texto, e essas serão enviadas em arquivo à parte, com identificação de programa e versão.

As informações bibliográficas deverão estar corretas e de acordo com a norma adotada pelo periódico.

A contribuição deverá ser original e inédita e não poderá estar sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor” ao submeter o texto no portal.

O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. A eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial nem do Conselho Editorial.

Normas para proposta de dossiê temático

Os proponentes dos dossiês devem ser doutores que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática do respectivo dossiê. A revista Estudos Ibero-Americanos sugere que a organização da publicação seja encomendada a dois pesquisadores e que estes não sejam vinculados à mesma instituição.

Os dossiês devem abordar questões obrigatoriamente pautadas no foco e escopo da revista. Textos focados em questões teóricas e/ou metodológicas também têm espaço no periódico.

Os organizadores terão a responsabilidade de auxiliar no processo editorial, garantindo a qualidade do material. Destaca-se que os responsáveis pelo dossiê não podem ser autores nem coautores de artigos no dossiê sob sua edição. Entretanto, tanto a apresentação do dossiê quanto a entrevista que o integrará serão de responsabilidade e autoria dos organizadores. A entrevista, que deverá ser conduzida pelos responsáveis, será pautada pelo tema do dossiê e realizada com algum historiador, personalidade ou intelectual de relevância e ligado à temática proposta.

Todas as propostas devem ser encaminhadas exclusivamente pelo e-mail [email protected] e devem ser constituídas por um texto argumentativo/descritivo, de até duas laudas, sobre a temática escolhida e sobre sua relevância para os debates na área dos estudos ibero-americanos. Uma vez aprovado pelo Conselho Editorial, será estabelecido um cronograma com os organizadores.

Normas para a submissão de artigos e resenhas

A revista Estudos Ibero-Americanos recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo e de acordo com os dossiês propostos e coordenados por pesquisadores reconhecidos na área.

As propostas devem ser submetidas sem nenhuma forma de identificação dos autores. Esta constará internamente, no registro preenchido na página de cadastro antes do envio do texto. Para evitar o reconhecimento da autoria, referências diretas e pessoais aos autores ou a seus trabalhos prévios devem ser evitadas. Além disso, a autoria deverá ser apagada do arquivo antes da submissão. Para tanto, em documentos do Microsoft Office, a identificação deve ser removida das propriedades do documento no menu Arquivo > Propriedades > Pessoas Relacionadas ou em Arquivo > Salvar como > Autores. Em arquivos gerados em Mac, a remoção deve ser feita em Opções no Mac > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salva.

Os autores e as autoras de propostas devem, obrigatoriamente, ter o grau mínimo de doutorado. A não verificação dessa condição implicará a automática reprovação do texto. O artigo submetido poderá ter, no máximo, 3 autores. Não é permitida a publicação de orientador com orientando.

O autor que publicar na EIA precisa aguardar, no mínimo, nove edições (3 anos) para voltar a publicar novamente na revista.

As notas explicativas deverão ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico em ordem crescente e listadas no rodapé da página, em fonte Times New Roman tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas. Não utilizar notas somente para referências bibliográficas. Se dentro das notas houver referências bibliográficas, deverão ser observadas as mesmas regras do corpo do texto, utilizando-se o sistema autor-data.

As obras resenhadas não podem ter mais de dois anos de publicação, no caso de obras escritas originalmente em português, ou mais de cinco anos de publicação, no caso de obras originalmente publicadas em outro idioma.

A seção Tribuna é exclusiva para autores convidados, de notório reconhecimento acadêmico, sendo dedicada à reflexão sobre temática relevante para a área de História em diálogo com as demais Ciências Humanas. Todos os artigos submetidos a essa seção também são avaliados no sistema duplo cego. A seção tem caráter intermitente.

Imagens, ilustrações e gráficos deverão ser enviados como "Documentos Suplementares" em arquivo à parte e no formato JPG ou TIF em alta resolução (no mínimo, 200 DPI). No corpo do texto deverão vir indicados os locais em que deverão serão colocados, bem como a respectiva legenda e referência. O(a) autor(a) é responsável pela respectiva autorização de publicação da imagem. Após inseridas, as imagens devem obrigatoriamente se enquadrar no espaço das 15 a 25 páginas permitidas sob pena de desconsideração do texto. As tabelas devem ser apresentadas no formato do Word. Não sublinhar ou desenhar linhas dentro das tabelas, usar tabulações para separar colunas.

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Dossiê: Escrevendo a história ambiental da América Latina: processos de ocupação, exploração e apropriação da natureza

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