História pública e ensino de história

convergências entre a escrita da história e o ensino em contexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.40294

Palavras-chave:

História pública, Ensino de história, Resenha

Resumo

O texto resenha a obra História pública e ensino de história, reunindo resultados de pesquisa na convergência entre os dois campos, com significativa presença de professores de História que atuam na educação básica, em formação continuada. Argumenta que, se a expansão da história pública vem buscando o diálogo com o ensino de história, não só esse diálogo foi se convertendo recursivamente em um dos principais fios na tecitura da própria rede como também as pesquisas e práticas em ensino de história renovaram seus sentidos no diálogo com a história pública. Nesse sentido, situando-se em uma zona borbulhante de temas, problemas, abordagens, referências e contextos, a obra oferece contribuição importante à configuração de uma linguagem na qual se expressam as possibilidades de articulação e de encontro entre o ensino de história e a história pública.

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Biografia do Autor

Everardo Paiva de Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do ProfHistória, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

de Andrade, E. P. (2021). História pública e ensino de história: convergências entre a escrita da história e o ensino em contexto. Estudos Ibero-Americanos, 47(2), e40294. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.40294

Edição

Seção

Resenha