Performances híbridas no pensamento utópico de Modesto Brocos y Gomez (1852-1936)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2012.2.12071Palavras-chave:
Utopia, Sátira, EugeniaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir as performances híbridas do pensamento de Modesto Brocos y Gomez. Utilizamos como fonte o livro Viaje a Marte (1930), obra ficcional que transita entre o gênero utópico e o modo anedótico. Para tanto, procuramos analisar a vinculação do autor ao gênero literário utópico e a sua relação com a sátira, ligando-os às discussões do final do século XIX e início do século XX sobre o embranquecimento do povo brasileiro, levando também em consideração as telas que pintou sobre o tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.