Da Observação ao Planejamento de Aulas
Descrição de uma Experiência Pautada na Pragmática com Estudantes de Português como Língua Adicional (PLA)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44233Palavras-chave:
Português como Língua Adicional (PLA), planos de aula, Pragmática, Teoria da PolidezResumo
Este artigo foi elaborado como pré-requisito para a conclusão da disciplina Pragmática empregada ao ensino de português como língua adicional (PLA), oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS. Em visita de campo, observou-se que discentes estrangeiros de um determinado grupo interagiam verbalmente com sua professora de português produzindo discursos com um grau de formalidade inferior ao demandado pela situação de fala. Após assinatura de termos de consentimento, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para levantamento de informações gerais de cunho pessoal. Então, filmagens foram feitas do grupo realizando uma tarefa e, na sequência, aplicou-se um Discourse-Completion Task (DCT), comprovando a recorrência da inadequação linguística anteriormente identificada. Para lidar com o problema, decidiu-se elaborar três planos de aula, e o objetivo aqui é descrever como se deu esse processo. O planejamento apresenta atividades diversificadas e adaptações de sequências didáticas geralmente destinadas ao ensino gramatical a um trabalho voltado à Pragmática, especialmente à Teoria da Polidez. Espera-se que este texto possa contribuir para despertar o interesse docente no ensino voltado à adequação entre produção linguística e contexto, além de proporcionar ideias práticas para a sala de aula.
Downloads
Referências
Ariel, M. (2010). Defining Pragmatics. Cambridge University Press.
Bardovi-Harlig, K. (2010). Tense and Aspect in Second Language Acquisition: Form, Meaning, and Use. John Benjamins Publishing.
Blum-Kulka, S., House, J., & Kasper, G. (1989). Cross-cultural pragmatics: Requests and apologies. Ablex Publishing Corporation.
Brasil. (2022). Celpe-Bras. http://portal.mec.gov.br/celpe-bras
Brown, P., & Levinson, S. C. (1987). Politeness: Some universals in language usage. Cambridge University Press.
Cunha, G. X., & Oliveira, A. L. A. M. (2020). Teorias de im/polidez linguística: revisitando o estado da arte para uma contribuição teórica sobre o tema. Estudos da Lingua(gem), 18(2), 135–162.
Fiorin, J. L. (2014). A linguagem em uso. In J. L. Fiorin (Org.). Introdução à Linguística (pp. 7–10). Contexto.
Goffman, E. (1967). Interaction Ritual. Harp & Ruw.
Levinson, S. C. (1983). Pragmatics. Cambridge University Press.
Marcuschi, L. A. (1989). Marcadores conversacionais do português brasileiro: formas, posições e funções. In A. T. Castilho (Org.). Português culto falado no Brasil (pp. 281–319). Editora da Unicamp.
Richards, J. C. (2015). Key Issues in Language Teaching. Cambridge University Press.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching: The Essential Guide to English Language Teaching. Macmillan.
Searle, J. R., Kiefer, F., & Bierwisch, M. (Eds.). (1980). Speech act theory and pragmatics. D. Reidel Publishing Company.
Souza, L. M., & Pagani, L. A. (2022). Para conhecer pragmática. Contexto.
Watts, R. J., Ide, S., & Ehlich, K. (2008). Politeness in Language: Studies in its History, Theory and Practice (2nd rev. and expanded ed.). https://books.google.com.br/books/about/Politeness_in_Language.html?id=OopHpWKZ6WMC&redir_esc=y
Gisele Bündchen Brasil. (2017, 21 de agosto). Entrevista de Gisele Bündchen no último desfile [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=BdhHX2GX1Zg&t=146s
Wilson, J. J. (2008). How to teach listening. Pearson.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.