Da Observação ao Planejamento de Aulas
Descrição de uma Experiência Pautada na Pragmática com Estudantes de Português como Língua Adicional (PLA)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44233Palabras clave:
Português como Língua Adicional (PLA), planos de aula, Pragmática, Teoria da PolidezResumen
Este artigo foi elaborado como pré-requisito para a conclusão da disciplina Pragmática empregada ao ensino de português como língua adicional (PLA), oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS. Em visita de campo, observou-se que discentes estrangeiros de um determinado grupo interagiam verbalmente com sua professora de português produzindo discursos com um grau de formalidade inferior ao demandado pela situação de fala. Após assinatura de termos de consentimento, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para levantamento de informações gerais de cunho pessoal. Então, filmagens foram feitas do grupo realizando uma tarefa e, na sequência, aplicou-se um Discourse-Completion Task (DCT), comprovando a recorrência da inadequação linguística anteriormente identificada. Para lidar com o problema, decidiu-se elaborar três planos de aula, e o objetivo aqui é descrever como se deu esse processo. O planejamento apresenta atividades diversificadas e adaptações de sequências didáticas geralmente destinadas ao ensino gramatical a um trabalho voltado à Pragmática, especialmente à Teoria da Polidez. Espera-se que este texto possa contribuir para despertar o interesse docente no ensino voltado à adequação entre produção linguística e contexto, além de proporcionar ideias práticas para a sala de aula.
Descargas
Citas
Ariel, M. (2010). Defining Pragmatics. Cambridge University Press.
Bardovi-Harlig, K. (2010). Tense and Aspect in Second Language Acquisition: Form, Meaning, and Use. John Benjamins Publishing.
Blum-Kulka, S., House, J., & Kasper, G. (1989). Cross-cultural pragmatics: Requests and apologies. Ablex Publishing Corporation.
Brasil. (2022). Celpe-Bras. http://portal.mec.gov.br/celpe-bras
Brown, P., & Levinson, S. C. (1987). Politeness: Some universals in language usage. Cambridge University Press.
Cunha, G. X., & Oliveira, A. L. A. M. (2020). Teorias de im/polidez linguística: revisitando o estado da arte para uma contribuição teórica sobre o tema. Estudos da Lingua(gem), 18(2), 135–162.
Fiorin, J. L. (2014). A linguagem em uso. In J. L. Fiorin (Org.). Introdução à Linguística (pp. 7–10). Contexto.
Goffman, E. (1967). Interaction Ritual. Harp & Ruw.
Levinson, S. C. (1983). Pragmatics. Cambridge University Press.
Marcuschi, L. A. (1989). Marcadores conversacionais do português brasileiro: formas, posições e funções. In A. T. Castilho (Org.). Português culto falado no Brasil (pp. 281–319). Editora da Unicamp.
Richards, J. C. (2015). Key Issues in Language Teaching. Cambridge University Press.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching: The Essential Guide to English Language Teaching. Macmillan.
Searle, J. R., Kiefer, F., & Bierwisch, M. (Eds.). (1980). Speech act theory and pragmatics. D. Reidel Publishing Company.
Souza, L. M., & Pagani, L. A. (2022). Para conhecer pragmática. Contexto.
Watts, R. J., Ide, S., & Ehlich, K. (2008). Politeness in Language: Studies in its History, Theory and Practice (2nd rev. and expanded ed.). https://books.google.com.br/books/about/Politeness_in_Language.html?id=OopHpWKZ6WMC&redir_esc=y
Gisele Bündchen Brasil. (2017, 21 de agosto). Entrevista de Gisele Bündchen no último desfile [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=BdhHX2GX1Zg&t=146s
Wilson, J. J. (2008). How to teach listening. Pearson.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.