Da Observação ao Planejamento de Aulas

Descrição de uma Experiência Pautada na Pragmática com Estudantes de Português como Língua Adicional (PLA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44233

Palabras clave:

Português como Língua Adicional (PLA), planos de aula, Pragmática, Teoria da Polidez

Resumen

Este artigo foi elaborado como pré-requisito para a conclusão da disciplina Pragmática empregada ao ensino de português como língua adicional (PLA), oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS. Em visita de campo, observou-se que discentes estrangeiros de um determinado grupo interagiam verbalmente com sua professora de português produzindo discursos com um grau de formalidade inferior ao demandado pela situação de fala. Após assinatura de termos de consentimento, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para levantamento de informações gerais de cunho pessoal. Então, filmagens foram feitas do grupo realizando uma tarefa e, na sequência, aplicou-se um Discourse-Completion Task (DCT), comprovando a recorrência da inadequação linguística anteriormente identificada. Para lidar com o problema, decidiu-se elaborar três planos de aula, e o objetivo aqui é descrever como se deu esse processo. O planejamento apresenta atividades diversificadas e adaptações de sequências didáticas geralmente destinadas ao ensino gramatical a um trabalho voltado à Pragmática, especialmente à Teoria da Polidez. Espera-se que este texto possa contribuir para despertar o interesse docente no ensino voltado à adequação entre produção linguística e contexto, além de proporcionar ideias práticas para a sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Ariel, M. (2010). Defining Pragmatics. Cambridge University Press.

Bardovi-Harlig, K. (2010). Tense and Aspect in Second Language Acquisition: Form, Meaning, and Use. John Benjamins Publishing.

Blum-Kulka, S., House, J., & Kasper, G. (1989). Cross-cultural pragmatics: Requests and apologies. Ablex Publishing Corporation.

Brasil. (2022). Celpe-Bras. http://portal.mec.gov.br/celpe-bras

Brown, P., & Levinson, S. C. (1987). Politeness: Some universals in language usage. Cambridge University Press.

Cunha, G. X., & Oliveira, A. L. A. M. (2020). Teorias de im/polidez linguística: revisitando o estado da arte para uma contribuição teórica sobre o tema. Estudos da Lingua(gem), 18(2), 135–162.

Fiorin, J. L. (2014). A linguagem em uso. In J. L. Fiorin (Org.). Introdução à Linguística (pp. 7–10). Contexto.

Goffman, E. (1967). Interaction Ritual. Harp & Ruw.

Levinson, S. C. (1983). Pragmatics. Cambridge University Press.

Marcuschi, L. A. (1989). Marcadores conversacionais do português brasileiro: formas, posições e funções. In A. T. Castilho (Org.). Português culto falado no Brasil (pp. 281–319). Editora da Unicamp.

Richards, J. C. (2015). Key Issues in Language Teaching. Cambridge University Press.

Scrivener, J. (2011). Learning Teaching: The Essential Guide to English Language Teaching. Macmillan.

Searle, J. R., Kiefer, F., & Bierwisch, M. (Eds.). (1980). Speech act theory and pragmatics. D. Reidel Publishing Company.

Souza, L. M., & Pagani, L. A. (2022). Para conhecer pragmática. Contexto.

Watts, R. J., Ide, S., & Ehlich, K. (2008). Politeness in Language: Studies in its History, Theory and Practice (2nd rev. and expanded ed.). https://books.google.com.br/books/about/Politeness_in_Language.html?id=OopHpWKZ6WMC&redir_esc=y

Gisele Bündchen Brasil. (2017, 21 de agosto). Entrevista de Gisele Bündchen no último desfile [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=BdhHX2GX1Zg&t=146s

Wilson, J. J. (2008). How to teach listening. Pearson.

Publicado

2023-10-23

Cómo citar

Travincas de Castro, L., & Silveira Jorge da Silva, M. (2023). Da Observação ao Planejamento de Aulas: Descrição de uma Experiência Pautada na Pragmática com Estudantes de Português como Língua Adicional (PLA). BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 14(1), e44233 . https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44233

Número

Sección

Artículos