A recepção crítica da ópera na fiçção de Nélida Piñon

Autores/as

  • Carlos Magno Gomes Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Intertextualidade, metanarratividade, pós-moderno.

Resumen

Este artigo analisa como Nélida Piñon faz uma recepção crítica da ópera de Giuseppe Verdi no romance A força do destino (1977). Essa obra destaca o papel da escritora contemporânea ao ler o clássico de um lugar pós-moderno. Na relação intertextual, a recepção da ópera é explorada como um arquivo cultural. Metodologicamente, exploram-se as intertextualidades artísticas a partir do lugar feminista da escritora brasileira. Respaldado no jogo paródico entre ópera e romance, identifica-se a irreverência dessa metanarrativa pós-moderna.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Magno Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Prof. Adjunto de Letras da UFS. Editor do períodico Interdisciplinar. Pesquisador de Literatura e Estudos de Gênero.

Publicado

2011-07-27

Cómo citar

Gomes, C. M. (2011). A recepção crítica da ópera na fiçção de Nélida Piñon. Letrônica, 4(1), 196–208. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%25EF%25BF%25BD%25EF%25BF%25BDO%2520https:/www.scimagojr.com/index.php/letronica/article/view/7709