Um estudo sobre o percurso de leitura em ambiente digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37628

Palabras clave:

estratégias de leitura, compreensão leitora, objeto digital de aprendizagem, captura de tela.

Resumen

Este estudo se fundamenta no campo teórico dos estudos da compreensão leitora (MORAIS, 2013; KINTSCH; RAWSON, 2013; PERFETTI; LANDI; OAKHILL, 2013), que se concretiza por meio do uso de estratégias de leitura (SOLÉ, 1998; MORAES, 2014; PEREIRA, 2012). O estudo teve como objetivo investigar quais estratégias de leitura são mobilizadas por estudantes durante a interação com um objeto digital de aprendizagem. Para tanto, participaram da ação dez estudantes do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Lajeado, RS, que tiveram sua interação com o objeto gravada por meio de captura de tela com o software de screencast CamStudio, a fim de se identificar as particularidades de seu percurso de leitura durante a interação. Observou-se que a maioria dos alunos lê linearmente até alcançar seu objetivo de leitura, ou seja, até solucionar a questão; depois disso, saltam pelo texto e ignoram seu conteúdo. Participantes que optaram por realizar saltos entre as linhas demonstraram dificuldade, tornando-se necessário realizar retomadas com o objetivo de reler tanto o enunciado quanto partes do texto para resolver a questão. Ainda, verificou-se que os estudantes não leram os feedbacks interativos disponíveis na plataforma.

 

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Biografía del autor/a

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, Brasil.

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, RS, Brasil.

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, RS, Brasil.

Carolina Taís Werlang, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, Brasil.

Graduanda em Letras pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, RS, Brasil; bolsista de Iniciação Científica pela Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Róger Sullivan Faleiro, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, Brasil.

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, RS, Brasil. Bolsista Integral de Pós-Graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pâmela Lopes Vicari, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Keylliane de Sousa Martins, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, Brasil.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, RS, Brasil. Docente do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), em Itapecuru Mirim, MA, Brasil.

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Publicado

2020-10-08

Cómo citar

Forneck, K. L., Martins, S. N., Werlang, C. T., Faleiro, R. S., Vicari, P. L., & Martins, K. de S. (2020). Um estudo sobre o percurso de leitura em ambiente digital. Letrônica, 13(4), e37628. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37628