Uso da fotografia em Nove Noites, de Bernardo Carvalho, e Vou lá visitar pastores, de Ruy Duarte de Carvalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33362

Palabras clave:

Literatura Comparada, Fotografia, Ficção, Antropologia.

Resumen

Este artigo se baseia em formulações teóricas clássicas sobre a fotografia (Barthes, Sontag, Dubois) com o objetivo de estudar comparativamente o uso da fotografia em duas obras contemporâneas. Em Nove noites, o autor brasileiro Bernardo Carvalho (2002) inclui fotografias de alguns de seus personagens e de si próprio para sugerir uma relação problemática entre o enredo ficcional do romance e o “mundo real”; no ensaio Vou lá visitar pastores, do antropólogo angolano Ruy Duarte de Carvalho (2000) faz o oposto: inclui em seu relato etnográfico fotografias tratadas de tal modo que a sua referência na realidade seja posta em questão, em consonância com o estilo de escrita que o aproxima do registro literário. Do fato de que a obra de Ruy Duarte foi comentada e elogiada por Bernardo Carvalho antes do surgimento de Nove noites deriva a hipótese de que a presença das fotografias nessas obras, com caráter ao mesmo tempo oposto e complementar, não seja uma coincidência.

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Biografía del autor/a

Daniel Moutinho Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, Rio de Janeiro, RJ

Doutor e mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento. de Português e Literaturas em Língua Portuguesa do Colégio Pedro II – Campus Tijuca II.

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Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Souza, D. M. (2019). Uso da fotografia em Nove Noites, de Bernardo Carvalho, e Vou lá visitar pastores, de Ruy Duarte de Carvalho. Letrônica, 12(3), e33362. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33362