Encenar Shakespeare hoje: entre o texto e o teatro – Entrevista com Daniel Fraga de Castro

Autores/as

  • Daniel Fraga de Castro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS
  • Pedro Theobald Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.27091

Resumen

Formado em Teatro no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Daniel Fraga de Castro realizou seus estudos de pós-graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 2016 dirigiu a encenação da peça Como gostais no Teatro da PUCRS e no Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em janeiro de 2017 concluiu, com louvor, a tese de doutorado Skenepoiesis: direção teatral como interação poética. Prepara uma nova temporada de Como gostais na Santa Casa de 13 a 16 de abril. Nesta entrevista, ele conversa com o Prof. Pedro Theobald, docente de Literatura Inglesa e Teoria da Literatura no Curso de Letras da PUCRS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Fraga de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

Graduado em direção teatral pela UFRGS. Mestrado e doutorado em Letras com ênfase em teoria da literatura pela PUCRS. Foi professor substituto de teoria teatral no DAD/ UFRGS e no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou espetáculos como encenador e assistente de direção a partir de diversos autores: Jochen Ziem, Tennessee Williams, August Strindberg, Henrik Ibsen, Samuel Beckett, Nathaniel Hawthorne, Gertrude Stein, Alcione Araújo, Witold Gombrowicz, Peter Weiss, Nelson Rodrigues, Michel de Ghelderode e William Shakespeare.

Pedro Theobald, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

Doutor em Letras – Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem-se dedicado ao ensino das línguas alemã e inglesa e respectivas literaturas. Há vários anos leciona a disciplina Literatura Inglesa: Drama. Na pós-graduação, atua nas áreas de Teoria da Literatura e Estudos de Tradução. Escreveu sobre esses temas em diversas publicações.

Publicado

2017-12-27

Cómo citar

de Castro, D. F., & Theobald, P. (2017). Encenar Shakespeare hoje: entre o texto e o teatro – Entrevista com Daniel Fraga de Castro. Letrônica, 10(1), 499–505. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.27091