Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26180Palabras clave:
Experiência linguística, Autoavaliação de proficiência, Questionário de histórico da linguagemResumen
Pesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, 2007). O objetivo do presente estudo foi investigar quais fatores relacionados a uma experiência linguística são associados à proficiência autoavaliada pelos usuários de uma língua adicional. Para esse fim, correlacionamos variáveis da experiência linguística de 535 participantes brasileiros falantes de inglês como língua adicional com a proficiência reportada por eles no Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi). Os resultados sugerem que os fatores relacionados a marcos de idade, tempo de imersão e uso atual da língua associam-se de forma significativa à proficiência autorreportada pelosparticipantes.
Descargas
Citas
ADESOPE, O; LAVIN, T.; THOMPSON, T.; UNGERLEIDER, C. A Systematic review and Meta- Analysis of the Cognitive Correlates of Bilingualism. Review of Educational Research, v. 80, n. 2, p. 207-245, 2010. https://doi.org/10.3102/0034654310368803
BIALYSTOK, Ellen. Bilingualism in Development: Language, Literacy, and Cognition. New York: Cambridge University Press, 2001. https://doi.org/10.1017/CBO9780511605963
BIALYSTOK, E.; MARTIN, M. Attention and inhibition in bilingual children: Evidence from the dimensional change card sort task. Developmental Science, v. 7, p. 325-339, 2004. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00351.x
BIALYSTOK, E.; CRAIK, F.; LUK, G. Bilingualism: consequences for mind and brain. Trends in Cognitive Sciences, v. 16, n. 4, p. 240-250, 2012. https://doi.org/10.1016/j.tics.2012.03.001
BRUIN, A.; TRECCANI, B.; DELLA SALA, S. Cognitive Advantage in Bilingualism: An Example of Publication Bias? Psychological Science, v. 26, n. 1, p. 99-107, 2015.
COSTA, A., HERNÁNDEZ, M., & SEBASTIÁN-GALLÉS, N. Bilingualism aids conflict resolution: Evidence from the ANT task. Cognition, v. 106, n. 1, p. 59-86, 2008. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2006.12.013
FLEGE, J.; LIU, S. The effect of experience on adults’ acquisition of a second language. SSLA, v. 23, p. 527-552, 2001.
GRANENA, G.; LONG, M. Introduction and overview. In: GRANEMA, G.; LONG, M. (Eds.). Sensitive periods, language aptitude, and ultimate L2 attainment. Language Learning & Language Teaching 35. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2013. p. ix-xiii. https://doi.org/10.1075/lllt.35.002int
GROSJEAN, F. Studying bilinguals: Methodological and conceptual issues. In: BHATIA, T.; RITCHIE, W. (Ed.). The handbook of bilingualism. Malden: Blackwell, 2006. p. 32-63. https://doi.org/10.1002/9780470756997.ch2
GROSJEAN, F. Bilingualism: a short introduction. In: GROSJEAN, F.; LI, P. The Psycholinguistics of Bilingualism. Wiley-Blackwell, 2013. p. 5-21.
JOHNSON, J.; NEWPORT, E. Critical Period Effects in Second Language Learning: The Influence of Maturational State on the Acquisition of English as a second Language. Cognitive Psychology, v. 21, n. 1, p. 60-99, 1989. https://doi.org/10.1016/0010-0285(89)90003-0
LUK, G.; BIALYSTOK, E. Bilingualism is not a categorical variable: Interaction between language proficiency and usage. Journal of Cognitive Psychology, v. 25, n. 5, p. 605-621, 2013. https://doi.org/10.1080/20445911.2013.795574
MARIAN, V., BLUMENFELD, H. K., & KAUSHANSKAYA, M. The Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q): Assessing language profiles in bilinguals and multilinguals. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 50, n. 4, p. 940-967, 2007. https://doi.org/10.1044/1092-4388(2007/067)
MOYER, A. Formal and Informal Experiential Realms in German as a Foreign Language: A Preliminary Investigation. Foreign Language Annals, v. 38, n. 3, p. 377-387, 2005. https://doi.org/10.1111/j.1944-9720.2005.tb02224.x
MUÑOZ, C.; SINGLETON, D. A critical review of age-related research on L2 ultimate attainment. Language Teaching, v. 44, n. 1, p. 1-35, 2011. https://doi.org/10.1017/S0261444810000327
PAAP, K.; GREENBERG, Z. There is no coherent evidence for a bilingual advantage in executive processing. Cognitive Psychology, v. 66, n. 2, p. 232-258, 2013. https://doi.org/10.1016/j.cogpsych.2012.12.002
PAAP, K.; LIU, Y. Conflict resolution in sentence processing is the same for bilinguals and monolinguals: The role of confirmation bias in testing for bilingual advantages. Journal of Neurolinguistics, v. 27, n. 1, p. 50-74, 2014. https://doi.org/10.1016/j.jneuroling.2013.09.002
POWERS, D. The Case for a Comprehensive, Four-Skills Assessment of English Language Proficiency. ETS: TOEIC Compendium, 2010.
SINGLETON, D. Critical Period or General Age Factor(s)? In: GARCÍA MAYO, M.; GARCIA LECUMBERRI, M. (Eds.). Age and the Acquisition of English as a Foreigner Language. Clevedon: Multilingual Matters, 2003, p. 3-22.
SCHOLL, A. P.; FINGER, I. Elaboração de um questionário de histórico da linguagem para pesquisas com bilíngues. Nonada: Letras em Revista, v. 2, n. 21, 2013.
TREMBLAY, A. Proficiency assessment standards in second language acquisition research: “closing the gap”. Studies in Second Language Acquisition, v. 33, p. 339-372, 2011. https://doi.org/10.1017/S0272263111000015
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.