A viagem e o indivíduo exilado: uma leitura aproximativa entre Luís de Camões e António Lobo Antunes
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17927Palabras clave:
António Lobo Antunes, Luís de Camões, Sôbolos rios que vão.Resumen
No presente trabalho, pretendemos analisar o romance Sôbolos rios que vão, de António Lobo Antunes, cujo título é inspirado no poema homônimo de Luís de Camões. Cremos que seja possível vislumbrar, tanto no eu-lírico camoniano quanto no protagonista antuniano, a representação de indivíduos exilados, que se deparam, no presente, com um lugar estrangeiro. Inspirados pela leitura do poema de Camões, desejamos observar como se dá, na obra contemporânea, a oposição entre saúde e doença, infância e maturidade, tempo anterior e tempo presente.
Descargas
Citas
ANTUNES, António Lobo. As naus. Lisboa: Dom Quixote, 1988.
______. Ontem não te vi em Babilónia. Lisboa: Dom Quixote, 2006.
______. Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? Rio de Janeiro: Alfaguara, 2011.
______. Que farei quando tudo arde? Lisboa: Dom Quixote, 2008.
______. Sôbolos rios que vão. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2010.
______. Não é meia-noite quem quer. Lisboa: Dom Quixote, 2012.
ARNAUT, Ana Paula. Entrevistas com António Lobo Antunes 1979 – 2007: confissões do trapeiro. Lisboa: Almedina, 2008.
______. Introdução: dos trapos e do trapeiro. In: Entrevistas com António Lobo Antunes 1979 – 2007: confissões do trapeiro. Lisboa: Almedina, 2008.
______. Sôbolos rios que vão de António Lobo Antunes: quando as semelhanças não podem ser coincidências. In: MARTINS, José Cândido e SILVA, João Amadeu (Org.). Pensar a literatura no século XXI. Braga: Faculdade de Filosofia / Universidade Católica Portuguesa, 2011, p. 385–394.
BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: ¬¬______. Obras estéticas: filosofia da imaginação criadora. Petrópolis: Vozes, 1993.
BERARDINELLI, Cleonice. Estudos camonianos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
BLANCHOT, Maurice. O diário íntimo e a narrativa. In: ______. O livro por vir. Trad. de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
CAMÕES, Luís de. Poesia lírica. Lisboa: Biblioteca Ulisseia de autores portugueses, 2002.
MARAVALL, José António. A cultura do barroco: análise de uma estrutura histórica. Trad. de Silvana Garcia. São Paulo: EDUSP, 1997.
PESSOA, Fernando. O guardador de rebanhos e outros poemas. São Paulo: Cultrix, s.d.
SARAIVA, António José; LOPES, Oscar. História da literatura portuguesa. Porto: Editora Porto, 1950.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.