A encenação representada no (dis)curso de uma retirada: Morte e Vida Severina
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17902Palabras clave:
Retirada, Escritura poética, Encenação.Resumen
Em Morte e Vida Severina a retirada é contada em versos. Dezoito sequências-cenas sugerem uma forma de encenação que se manifesta na textualidade da própria linguagem. A proposta deste estudo é apresentar algumas considerações sobre o procedimento de criação que transforma a escritura poética nessa modalidade de encenação.Descargas
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 2. ed. Trad. de Teixeira Coelho. São Paulo: Max Limonad, 1985.
BANDEIRA, Manuel. Vou-me embora pra Pasárgada. Org. Emmanuel de Moraes, 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
BARBOSA, João Alexandre. Balanço de João Cabral de Melo Neto. In: ______. As ilusões da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1986, p.107-137.
______. A imitação da forma: uma leitura de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Duas Cidades, 1975.
CAMPOS, Augusto de. Da antiode à antilira. In: ______. Poesia, antipoesia, antropofagia. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978. p. 49-54.
CAMPOS, Haroldo. O geômetra engajado. In: ______. Metalinguagem e outras metas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. p. 77-88.
FERRARA, Lucrécia D’Áléssio. Entre o teatro e a poesia. In: ______. O texto estranho. São Paulo: Perspectiva, 1978. p. 11-19.
LIMA, Luiz Costa. A traição consequente ou a poesia de Cabral. In: ______. Lira e antilira: Mário, Drummond, Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995. p. 197-331.
MELO NETO, João Cabral. Morte e Vida Severina. In: ______. Poesias Completas: 1940-1965. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975. p. 201-241.
NUNES, Benedito. Educação pela pedra. In: ______. O dorso do tigre. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 265-275.
______. João Cabral de Melo Neto. Petrópolis: Vozes, 1971.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lucia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PEIXOTO, Marta. Poesia com coisas (Uma leitura de João Cabral de Melo Neto). São Paulo: Perspectiva, 1983.
QUEIROZ, Rachel. O Quinze. 56. ed. São Paulo: Siciliano, 1993.
SAMPAIO, Maria Lucia Pinheiro. Processos retóricos na obra de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Hucitec, 1978.
SARAIVA, Antônio José. Gil Vicente e o fim do teatro medieval. 2. ed. Lisboa: Europa-América, 1985.
SECCHIN, Antonio Carlos. João Cabral: a poesia do menos. São Paulo: Duas Cidades, 1985.
SEGOLIN, Fernando. Personagem e anti-personagem. 3ª ed. São Paulo: Olho D’Água, 2006.
SERRONI, José Carlos. Cenografia brasileira: notas de um cenógrafo. São Paulo: Edições SESC, 2013.
SPINA, Segismundo. Obras-primas do teatro vicentino. 4. ed. São Paulo: DIFEL, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.