O éthos e o páthos na publicidade da Dove: uma construção sincrética
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30942Palavras-chave:
Éthos. Páthos. Sincretismo. Plano de conteúdo. Plano de expressão.Resumo
Objeto de pesquisa desde a antiguidade clássica – na Retórica, de Aristóteles –, muitas são as teorias que, ainda hoje, sobre a construção do éthos e do páthos se debruçam, entre elas a semiótica greimasiana, aqui adotada. A partir de seus pressupostos, este estudo busca investigar que éthos e que páthos emergem da relação entre verbal e não verbal no discurso publicitário da marca de produtos de higiene e beleza Dove. Para isso, procede à análise de dois anúncios impressos, produzidos, respectivamente, em 2005 e 2016. Por meio do exame das marcas da enunciação recorrentes na superfície textual, manifestadas no seu plano de conteúdo e no de expressão, pretende-se, de modo mais específico, identificar que mecanismos atuam, bem como descrever a sua atuação, no processo de produção dessas imagens do enunciador e do enunciatário.
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