Ensino secundário e as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná

Aspectos formativos (1960-1967)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34136

Palavras-chave:

Classes Integrais, ensino secundário, inovações pedagógicas, Colégio Estadual do Paraná

Resumo

O texto apresenta questões relacionadas aos aspectos formativos das Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná (CEP), experiência de inovação pedagógica do ensino secundário desenvolvida entre 1960 e 1967 no modelar colégio situado em Curitiba-PR. Essa experiência, em conjunto com as iniciativas congêneres desenvolvidas em outras instituições de ensino brasileiras e que atenderam pela denominação de Classes Experimentais, constituíram parte das propostas de inovação pedagógica desenvolvidas a partir dos anos 1950 em território nacional. A análise das fontes possibilitou a identificação de um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas visando à formação integral dos estudantes participantes das turmas selecionadas para aquela inovação educacional, tendo em vista as transformações sociais do contexto.

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Biografia do Autor

Sergio Roberto Chaves Junior, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação (DTPEN/ED/UFPR), em Curitiba, PR, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), em Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Junior, S. R. C. (2022). Ensino secundário e as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná: Aspectos formativos (1960-1967). Educação, 45(1), e34136. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34136

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