Um olhar sobre o discurso da formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30226

Palavras-chave:

ormação continuada, discurso, enunciado, sujeito.

Resumo

Esta investigação procura discutir os saberes da formação continuada de professores do Centro de Capacitação de Professores (CECAPRO), da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC), do município de João Pessoa. Com base nos conceitos de discurso e enunciado formulados por Michel Foucault (2008) e de diário de pesquisa de campo presente em René Lourau (1993), é tomado como analisador o Processo Licitatório nº 007663/2009. As análises focam a emergência da profissionalização docente, as áreas de seguimentos de atuação do professor no ensino fundamental e o perfil do professor formador. Conclui-se que os professores em formação, inscritos na prescrição do saber-fazer pedagógico, passam a ocupar, nos ditos do Processo Licitatório, lugares específicos e a disputar determinados discursos, pretensamente aceitos como neutros e verdadeiros.

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Biografia do Autor

Eduardo Antonio De Pontes Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, RJ, Brasil), professor associado da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa, PB, Brasil.

Décio Pereira de Brito, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB

Pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, João Pessoa, PB, Brasil).

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Costa, E. A. D. P., & de Brito, D. P. (2020). Um olhar sobre o discurso da formação continuada de professores. Educação, 43(1), e30226. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30226

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