Abordagens teóricas da Educação Física escolar

Limites para a proposição de uma formação humana omnilateral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35970

Palavras-chave:

Educação Física escolar, abordagem Crítico-Superadora, formação humana omnilateral

Resumo

O presente estudo insere-se no campo das Teorias Críticas da Educação e desenvolve-se como uma reflexão à luz da Filosofia Social Marxiana. Traz para o debate o tema da formação humana omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, que orienta o trabalho teórico-metodológico para o ensino da Educação Física escolar, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de formação humana omnilateral. Partimos do fio argumentativo da Filosofia Social marxiana e defendemos a tese de que, no campo teórico da Educação Física escolar, a proposição melhor construída na base filosófica do materialismo histórico é a abordagem Crítico-Superadora. No entanto, conforme a necessária autocrítica no processo de emancipação, percebemos a necessidade de uma ressignificação, a fim de que ela esteja mais perfeitamente adequada a um projeto formativo de alcance omnilateral.

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Biografia do Autor

Zuleyka da Silva Duarte, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc/RS), Porto Alegre, RS.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil; professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gen. Gomes Carneiro e do Colégio Estadual Tancredo Neves, em Santa Maria, RS.

Avelino da Rosa Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor titular aposentado do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Duarte, Z. da S., & Oliveira, A. da R. (2020). Abordagens teóricas da Educação Física escolar: Limites para a proposição de uma formação humana omnilateral. Educação, 43(2), e35970. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35970

Edição

Seção

Dossiê: Formação em Movimento

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