Tempo e performance

Autores

  • Elaine Conte Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.15981

Palavras-chave:

Tempo. Performance. Formação docente.

Resumo

O ensaio trata das relações horizontais, dinâmicas e ambíguas entre tempo, performance e educação. Investiga a relação entre o tempo e o uso performativo da linguagem como referência normativa para pensar o sentido do trabalho docente, chegando à ressignificação de que um dos papéis promissores do professor é saber mediar linguisticamente o tempo. Daí que o uso performativo das palavras (Jürgen Habermas) e a reflexão dialógica (Paulo Freire) são indispensáveis à justificação normativa da ação docente, uma atitude provocativa e contrária à performance como produção e à própria didatização da performance. As perspectivas sinalizam que a performance como horizonte dialógico e aberto às potencialidades dos sujeitos não deve ser tomada de forma técnica e mercadológica, sob pena de sofrer o esvaziamento de sentido e da tensão constitutiva da comunicação com a alteridade.

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Biografia do Autor

Elaine Conte, Centro Universitário La Salle

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE/Canoas.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Conte, E. (2016). Tempo e performance. Educação, 39(2), 146–156. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.15981

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