Literatura multicultural e diversidade na sala de aula

  • Fernando Naiditch
Palavras-chave: Literatura, multiculturalismo, literatura multicultural, cultura, diversidade, justiça social. Literature, multiculturalism, multicultural literature, culture, diversity, equity.

Resumo

Este artigo apresenta e discute uma abordagem para o ensino de diversidade através do uso da literatura multicultural. Além de ajudar no desenvolvimento do letramento, a literatura multicultural pode ser usada como um instrumento para desenvolver a consciência e a sensibilidade dos estudantes sobre questões de diversidade e justiça social em sala de aula e na sociedade (NAIDITCH, 2004; SMALLWOOD, 1996). O pesquisador descreve uma experiência desenvolvida tanto com professores em formação como professores, já atuando em sala de aula, cujo objetivo foi desenvolver a consciência dos estudantes para multiculturalismo e diversidade e transformá-la em ação social (FREIRE, 2005). O projeto descrito neste artigo resultou, não somente na capacidade dos estudantes em identificar e compreender símbolos e expressões culturais, mas também no desenvolvimento de uma apreciação de valores culturais e de diferentes formas de se explicar a condição humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Naiditch
Doutor em Educação Multilíngüe e Multicultural. Professor da Montclair State University. Montclair, New Jersey, USA.
Como Citar
Naiditch, F. (2009). Literatura multicultural e diversidade na sala de aula. Educação, 32(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5126
Seção
Outros Temas