Educação Empreendedora à luz da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45217

Palavras-chave:

Empreendedorismo, educação empreendedora, Políticas públicas em educação., Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A fim de compreender as motivações que levaram a inclusão do termo empreendedorismo nas políticas educacionais brasileiras, entrevistas foram realizadas em 2021 com dois educadores que participaram ativamente deste processo de formulação. Katia Smole atuava como Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação no ato da publicação da Portaria nº 1.432/2018, e Eduardo Deschamps, neste mesmo momento, era presidente da Comissão da BNCC no Conselho Nacional de Educação – CNE. O objetivo principal das entrevistas foi entender como a temática do empreendedorismo foi percebida pelos atores envolvidos na construção destes normativos.

 

Educación Emprendedora em la Base Curricular Común Brasileña

Para comprender las motivaciones que llevaron a la inclusión del término emprendimiento en las políticas educativas brasileñas, se realizaron entrevistas en 2021 con dos educadores que participaron activamente en este proceso de formulación. Katia Smole se desempeñaba como Secretaria de Educación Básica del Ministerio de Educación al momento de la publicación de la Ordenanza nº 1.432/2018. Eduardo Deschamps, a su vez, fue presidente de la Comisión del BNCC en el Consejo Nacional de Educación – CNE. El principal objetivo de las entrevistas fue comprender cómo el tema del emprendimiento fue percibido por los actores involucrados en la construcción de estas normativas.

 

Palabras clave: emprendimiento; educación emprendedora; políticas educativas públicas; Base Curricular Común Brasileña.

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Biografia do Autor

Roselaine Monteiro Moraes, SEBRAE RS e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Educação, Mestre em Gestão Educacional, Especialista em Gestão de Redes de Cooperação e Bacharel em Administração. É Gestora Estadual de Projetos de Educação Empreendedora e de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE/RS. Possui experiência como instrutura e consultora para micro e pequenas empresas. Realizou diagnósticos empresariais, cursos e palestras nas áreas de empreendedorismo e gestão. Participa como avaliadora de Projetos de Inovação nas escolas, além de realizar palestras na temática Educação Empreendedora e BNCC.

Gustavo de Lima Cezário, SEBRAE Nacional, Brasília, DF, Brasil.

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela FGV. Atua como assessor institucional do Sebrae Nacional. Experiência ainda como Diretor Executivo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Secretário Executivo da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (FLACMA).

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Monteiro Moraes, R., de Lima Cezário, G., & Justin Cerveira Kampff, A. (2024). Educação Empreendedora à luz da Base Nacional Comum Curricular. Educação, 47(1), e45217. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45217