Charter school

proposta, redes políticas e implicações educacionais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44789

Palavras-chave:

redes políticas, políticas educacionais, privatização educacional

Resumo

Este estudo analisa o modelo charter school e sua disseminação no Brasil. A coleta de dados se realizou em dois momentos: um primeiro, de levantamento de pesquisas e estudos sobre o tema no país; e um segundo, de exploração dos dados a partir do método de etnografia de redes que faz o uso de fontes online. A origem e a disseminação do movimento charter repousam nos Estados Unidos a partir da ideia de governança, com a inserção de atores e da lógica empresarial na educação pública. Quanto ao Brasil, o tratamento dos dados considerou três categorias analíticas: a origem do modelo charter school no país; a proposta pedagógica e suas experiências educacionais; e as redes de influência política. As conclusões apontam que as charter schools são um tema recente em pesquisas e iniciativas nacionalmente, o que permite a inserção de atores e estratégias empresariais como novos mecanismos para a privatização e a mercantilização da educação pública, aspectos que precisam ser adensados quanto aos seus fins e suas implicações.

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Biografia do Autor

Susana Schneid Scherer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com estágio doutoral da Universidade do Minho (UMINHO), em Braga, Portugal, sob supervisão do professor dr. Licínio Lima. Mestre e licenciada em Educação Física pela UFPel. É professora do curso de Pedagogia da Unioeste – Campus Cascavel/PR. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais (NEPPE-UFPel).

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Schneid Scherer, S. (2023). Charter school: proposta, redes políticas e implicações educacionais no Brasil. Educação, 46(1), e44789. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44789

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