Homens na docência da educação infantil

da memória bibliográfica ao estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44636

Palavras-chave:

educação infantil, teses e dissertações, professores homens, memória da produção acadêmica

Resumo

O objetivo deste artigo é tentar construir uma memória coletiva da produção bibliográfica de pesquisas sobre homens na educação infantil por meio da análise de teses de doutorado e dissertações de mestrado publicadas em programas de pós-graduação no Brasil. Foi realizada uma busca bibliográfica no Banco de Pesquisa de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) onde foram encontrados 46 estudos (cinco teses e 41 dissertações de mestrado) publicados entre 1996 e 2022. Os resultados mostram que as pesquisas da década de 1990 abrangem a gênese dos estudos sobre os homens na educação infantil, enquanto trabalhos da década de 2000 mostram a inserção de professores do sexo masculino como fenômeno de gênero. Foi identificada uma vasta produção de pesquisas sobre homens na educação infantil entre 2010 e 2019, enquanto a década de 2020 é marcada pela intensificação da produção de conhecimento na área. Nas conclusões, discute-se algumas lacunas na produção acadêmica e a necessidade de ampliação dos estudos que evidenciem os rumos das pesquisas sobre homens na educação infantil na pós-graduação brasileira.

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Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DAE/FaE/UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) da FaE/UFMG. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação. Bolsista Produtividade nível 2 do CNPq.

Ricardo Gonçalves de Sousa, Universidade de Orebro, Orebro, Suécia.

Mestre em Práticas Pedagógicas pela Universidade de Linköping, em Linköping, Suécia. Doutorando em Educação com foco em Educação Infantil pela Universidade de Örebro, em Örebro, Suécia. Professor da Universidade de Örebro, no curso de formação de professores(as) da Educação Infantil, em Örebro, Suécia.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Sales dos Santos, S. V., & Gonçalves de Sousa, R. (2023). Homens na docência da educação infantil: da memória bibliográfica ao estado da arte. Educação, 46(1), e44636. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44636

Edição

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