Possibilidades e desafios de pesquisar com crianças durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44586

Palavras-chave:

crianças, pesquisa em educação, pandemia, metodologia

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado, descrevendo sua experiência metodológica na artesania de propor uma técnica inspirada na etnografia e na pesquisa participativa. Utilizaram-se como instrumento para a geração dos dados ferramentas de comunicação remota, pelo contexto pandêmico que se apresentava. Como contribuição para o campo de estudo das infâncias cabe destacar as relações de poder entre os adultos e as crianças na multiplicidade que é pesquisar suas realidades, respeitando e valorizando suas vozes e a efetiva participação delas no processo de geração e análise dos dados.

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Biografia do Autor

Cristiane Theiss Lopes, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Blumenau, SC, Brasil. Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na rede municipal de Blumenau. Professora substituta na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Blumenau, SC, Brasil.

Cássia Ferri, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Blumenau, SC, Brasil.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Theiss Lopes, C., & Ferri, C. (2023). Possibilidades e desafios de pesquisar com crianças durante a pandemia. Educação, 46(1), e44586. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44586

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