(Des)caminhos da educação infantil no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44475

Palavras-chave:

PNLD, educação infantil, livro didático , políticas públicas

Resumo

Este artigo versa sobre a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, e sua trajetória no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O objetivo foi analisar as contribuições dessa importante política pública para o campo do direito à Educação Infantil, e, consequentemente, para o campo da formação docente, trazendo considerações sobre os primeiros editais de convocação para análise de materiais didáticos para o PNLD 2019 – Editais Nº 01/2017 e Nº 01/2019 – e seus aportes materiais e formativos para os profissionais de educação. Para além disso, aborda-se uma reflexão sobre o uso de livros didáticos nessa etapa e os retrocessos do Edital Nº 02/2020 para o PNLD 2022, o qual, alinhado à Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, e sem diálogo com a Educação Infantil e a alfabetização, impõe a retirada dos direitos infantis e da autonomia docente. Conclui-se que o Edital Nº 02/2020 não está em consonância com os dispostos nos documentos legais que, historicamente, fazem parte da composição dos princípios e das especificidades do currículo da Educação Infantil brasileira.

 

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Biografia do Autor

Silvanne Ribeiro Velázquez, Universidade Federal da Bahia (UFB), Salvador, BA, Brasil.

Doutora em Psicologia da Educação pela Universitat de Barcelona (UB), em Barcelona, Espanha; com pós-doutorado pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), em Puebla, México; mestre em Psicologia da Educação pela Universitat de Barcelona (UB), em Barcelona, Espanha; graduada em Pedagogia, pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), em Salvador, BA, Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, BA, Brasil.

Simone Santos de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; com pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), em Pelotas, RS, Brasil; graduada em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Ribeiro Velázquez, S., & Santos de Albuquerque, S. (2023). (Des)caminhos da educação infantil no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Educação, 46(1), e44475. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44475

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