Trabalho (Docente), Neoliberalismo e Produção de Subjetividades no Capitalismo Global

Evidências de uma “Nova Razão do Mundo” na Era Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42727

Palavras-chave:

Trabalho docente, Cultura digital, Ensino Superior

Resumo

Pesquisas indicam que a fábrica do sujeito neoliberal produz indivíduos (incluindo os docentes) que se tornam empresários de si e controladores de suas próprias regras, metas e resultados. Assim, o objetivo deste artigo é analisar aspectos sobre o campo tenso e fértil que envolve o mundo do trabalho (docente) e do neoliberalismo, buscando compreender como ocorre a produção de subjetividades nesse contexto compreendido como capitalismo global. Neste estudo realizado com professores universitários, que integra uma rede de pesquisas sobre trabalho docente, os dados revelam como o trabalho tem sido modificado em razão dos fenômenos de diversas ordens que o atravessam em suas várias dimensões. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa e incluiu entrevistas com docentes do ensino superior e cujas respostas foram tratadas a partir da análise de conteúdo. Constatou-se que muitas mudanças têm ocorrido, relacionadas ao ritmo de trabalho que professores enfrentam atualmente, considerando diversas questões que remetem à intensificação do trabalho docente; os recursos tecnológicos digitais exercem um papel nesse processo e se configuram como um fenômeno que contribui para possíveis transformações nos sujeitos e na sociedade; e a produção das subjetividades têm sido atravessada por essas inovações pungentes que nos atingem em razão das novidades tecnológicas e mídias sociais com as quais os sujeitos estabelecem relações.

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Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Mineiros, GO, Brasil e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Patos de Minas, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba. Doutor em Estudos da Criança pela Universidade
do Minho, Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor titular
no Centro Universitário de Mineiros e docente do Centro Universitário de Patos de Minas.

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba.

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

Salvador Alves de Oliveira, E., & Cecílio, S. (2023). Trabalho (Docente), Neoliberalismo e Produção de Subjetividades no Capitalismo Global: Evidências de uma “Nova Razão do Mundo” na Era Digital. Educação, 46(1), e42727. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42727

Edição

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